SEXUALIDADE E GÊNERO NAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DISCUTINDO A IGUALDADE E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

Autores

  • Rita Cássia Petrenas UNESP Araraquara ASSER /UNICEP
  • Gabriela Riva

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14086

Resumo

Na fase da educação infantil é necessário tratar de questões referentes à educação sexual, dentre elas as relações de gênero dentro do ambiente escolar, pois neste momento, as crianças começam a formar senso crítico, no qual precisam de informações para construir seus valores, atitudes, conceitos e sentimentos. Apontamos como questão de pesquisa qual a importância de abordar as temáticas relacionadas à sexualidade e gênero no contexto escolar com crianças da educação infantil? Para responder à questão levantada foram elencados dois objetivos que se complementam: enfatizar a importância da abordagem da temática de gênero na educação infantil e discutir o tema das relações de gênero através dos momentos de brincadeiras e atividades desenvolvidas nessa fase de escolarização. Para atingir os objetivos foi realizado um levantamento bibliográfico. Espera-se que este artigo possa orientar professores sobre a importância de se trabalhar temáticas relacionadas a educação sexual, mais explicitamente as abordagens relacionadas a gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Cássia Petrenas, UNESP Araraquara ASSER /UNICEP

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), mestrado em Mestrado em Educação pelo Centro Universitario Moura Lacerda (2006) e em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista -Campus Araraquara (2015). Atualmente é contratado - Faculdades UNICEP Associação de Escolas Reunidas ( Coordenadora e Professora do Curso de Pedagogia) e professor da Fundação Educacional de Ituverava . Tem experiência na área de Educação, inclusive nos anos iniciais do Ensino Fundamental, EaD, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, ciclos de aprendizagem, sexualidade, representações sociais e cotidiano escolar.

Downloads

Publicado

2024-01-25

Como Citar

Petrenas, R. C., & Riva, G. G. . (2024). SEXUALIDADE E GÊNERO NAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DISCUTINDO A IGUALDADE E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS. Diversidade E Educação, 10(2), 341–366. https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14086