“LUTE COMO UMA PRINCESA”
PEDAGOGIAS FEMINISTAS NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14888Resumo
Desde a pequena infância, as meninas são apresentadas aos modos de agir, de se expressar e se comportar por meio de múltiplos artefatos culturais, que, voltados à infância, também são pedagogias de gênero. Este artigo tem como objetivo a análise de narrativas contra-hegemônicas que apresentam às crianças histórias e personagens que tensionam o lugar de submissão da feminilidade ideal. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, do tipo documental, no qual analisamos quatro contos de fadas presentes no livro “Lute como uma princesa – contos de fadas para crianças feministas” (2019) e pudemos identificar potencialidades nessas novas versões e das pedagogias feministas para a educação das infâncias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.