“LUTE COMO UMA PRINCESA”

PEDAGOGIAS FEMINISTAS NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14888

Resumo

Desde a pequena infância, as meninas são apresentadas aos modos de agir, de se expressar e se comportar por meio de múltiplos artefatos culturais, que, voltados à infância, também são pedagogias de gênero. Este artigo tem como objetivo a análise de narrativas contra-hegemônicas que apresentam às crianças histórias e personagens que tensionam o lugar de submissão da feminilidade ideal. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, do tipo documental, no qual analisamos quatro contos de fadas presentes no livro “Lute como uma princesa – contos de fadas para crianças feministas” (2019) e pudemos identificar potencialidades nessas novas versões e das pedagogias feministas para a educação das infâncias.

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Biografia do Autor

Raquel Baptista Spaziani

Doutora em Educação Escolar. Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, SP, Brasil.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

CAGNIN, Daiane Cecília; SPAZIANI, Raquel Baptista. “LUTE COMO UMA PRINCESA”: PEDAGOGIAS FEMINISTAS NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 124–143, 2024. DOI: 10.14295/de.v10i2.14888. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14888. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade