“LUTE COMO UMA PRINCESA”

PEDAGOGIAS FEMINISTAS NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14888

Abstract

Desde a pequena infância, as meninas são apresentadas aos modos de agir, de se expressar e se comportar por meio de múltiplos artefatos culturais, que, voltados à infância, também são pedagogias de gênero. Este artigo tem como objetivo a análise de narrativas contra-hegemônicas que apresentam às crianças histórias e personagens que tensionam o lugar de submissão da feminilidade ideal. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, do tipo documental, no qual analisamos quatro contos de fadas presentes no livro “Lute como uma princesa – contos de fadas para crianças feministas” (2019) e pudemos identificar potencialidades nessas novas versões e das pedagogias feministas para a educação das infâncias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Raquel Baptista Spaziani

Doutora em Educação Escolar. Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, SP, Brasil.

Published

2024-01-25

How to Cite

Cagnin, D. C., & Spaziani, R. B. . (2024). “LUTE COMO UMA PRINCESA”: PEDAGOGIAS FEMINISTAS NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS. Diversidade E Educação, 10(2), 124–143. https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14888

Issue

Section

Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade