“MEU ALUNO ME QUESTIONOU SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE, E AGORA, O QUE DEVO FAZER?”

NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14755

Resumo

Toda e qualquer ação que intensifique as discussões sobre gênero e sexualidade no contexto escolar reforçam o movimento em defesa dos direitos humanos. Ao encontro desse movimento, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de identificar se os professores da Educação Básica de um município paranaense presenciam episódios envolvendo questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar e de qual forma eles reagem a tais situações. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou as narrativas de professores da Educação Básica como técnica de estudo, obtidas por meio de questionário on-line. Como procedimento metodológico, adotamos três etapas: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados. Os resultados revelaram que as questões de gênero e sexualidade se fazem presentes no contexto escolar; os docentes, por vezes, apresentam dificuldades conceituais para lidar com essa realidade, destacando a necessidade de formação permanente para este público, mesmo assim, percebeu-se a prevalência do respeito ao próximo em suas abordagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-01-25

Como Citar

Marinho de Araújo, L. C., Kummer Fochezatto , C. B. ., & Della Justina, L. A. (2024). “MEU ALUNO ME QUESTIONOU SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE, E AGORA, O QUE DEVO FAZER?”: NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Diversidade E Educação, 10(2), 243–267. https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14755

Edição

Seção

Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade