“MEU ALUNO ME QUESTIONOU SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE, E AGORA, O QUE DEVO FAZER?”
NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14755Resumo
Toda e qualquer ação que intensifique as discussões sobre gênero e sexualidade no contexto escolar reforçam o movimento em defesa dos direitos humanos. Ao encontro desse movimento, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de identificar se os professores da Educação Básica de um município paranaense presenciam episódios envolvendo questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar e de qual forma eles reagem a tais situações. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou as narrativas de professores da Educação Básica como técnica de estudo, obtidas por meio de questionário on-line. Como procedimento metodológico, adotamos três etapas: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados. Os resultados revelaram que as questões de gênero e sexualidade se fazem presentes no contexto escolar; os docentes, por vezes, apresentam dificuldades conceituais para lidar com essa realidade, destacando a necessidade de formação permanente para este público, mesmo assim, percebeu-se a prevalência do respeito ao próximo em suas abordagens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.