“MEU ALUNO ME QUESTIONOU SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE, E AGORA, O QUE DEVO FAZER?”
NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14755Abstract
Toda e qualquer ação que intensifique as discussões sobre gênero e sexualidade no contexto escolar reforçam o movimento em defesa dos direitos humanos. Ao encontro desse movimento, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de identificar se os professores da Educação Básica de um município paranaense presenciam episódios envolvendo questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar e de qual forma eles reagem a tais situações. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou as narrativas de professores da Educação Básica como técnica de estudo, obtidas por meio de questionário on-line. Como procedimento metodológico, adotamos três etapas: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados. Os resultados revelaram que as questões de gênero e sexualidade se fazem presentes no contexto escolar; os docentes, por vezes, apresentam dificuldades conceituais para lidar com essa realidade, destacando a necessidade de formação permanente para este público, mesmo assim, percebeu-se a prevalência do respeito ao próximo em suas abordagens.
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