“MEU ALUNO ME QUESTIONOU SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE, E AGORA, O QUE DEVO FAZER?”

NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14755

Resumen

Toda e qualquer ação que intensifique as discussões sobre gênero e sexualidade no contexto escolar reforçam o movimento em defesa dos direitos humanos. Ao encontro desse movimento, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de identificar se os professores da Educação Básica de um município paranaense presenciam episódios envolvendo questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar e de qual forma eles reagem a tais situações. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou as narrativas de professores da Educação Básica como técnica de estudo, obtidas por meio de questionário on-line. Como procedimento metodológico, adotamos três etapas: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados. Os resultados revelaram que as questões de gênero e sexualidade se fazem presentes no contexto escolar; os docentes, por vezes, apresentam dificuldades conceituais para lidar com essa realidade, destacando a necessidade de formação permanente para este público, mesmo assim, percebeu-se a prevalência do respeito ao próximo em suas abordagens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-01-25

Cómo citar

MARINHO DE ARAÚJO, Luiz Carlos; KUMMER FOCHEZATTO , Camila Beatriz; DELLA JUSTINA, Lourdes Aparecida. “MEU ALUNO ME QUESTIONOU SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE, E AGORA, O QUE DEVO FAZER?”: NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 243–267, 2024. DOI: 10.14295/de.v10i2.14755. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14755. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade