MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Gilson Santos Minichilli Prates UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB
  • Alessandro de Jesus Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Luzia Wilma Santana da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Danilo César Souza Pinto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ana Angélica Leal Barbosa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14328

Resumo

Trata-se de um Relato de Experiência da aproximação entre o ensino superior e o médio, como estratégia a formação docente, de pós-graduandos em nível stricto sensu, na disciplina Estágio de Docência. Decorre da realização do minicurso “identidades, diferença e educação: multiversas abordagens”, que teve como público-alvo estudantes do ensino médio, faixa etária entre 15 e 18 anos, de uma instituição pública no interior da Bahia. Realizado em dois encontros, que totalizou vinte horas, e se inscreveu na programação pedagógica escolar. Insere-se na perspectiva de discussões sobre temas ligados às populações negras, à promoção do agir-refletir os constructos de saberes-fazeres enoveladores das discussões sobre consciência negra. Teve como foco de ação educativa trazer para dentro da escola experiências que cooperem a uma sociedade mais justa, igualitária e que respeite a diversidade humana, e o empoderamento das pessoas na luta contra o racismo em todos os espaços na sociedade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Santos Minichilli Prates , UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB

Graduado em Administração pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (2009), especialista em metodologia do ensino superior pelas Faculdades Integradas Euclides Fernandes (2011), graduado em História pelas Faculdades Integradas de Ariquemes (2018), mestrando em Relações Étnicas e Contemporaneidades pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor da Rede Estadual de Educação da Bahia.

Alessandro de Jesus Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Geografia pela UniCesumar e Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Possui também três especializações, sendo estas em: Psicomotricidade, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Ciência da Religião. Participou do Grupo de Estudos e Pesquisas Hermenêuticas sobre Família, Territórios, Identidades e Memórias/GEHFTIM. Atualmente é mestrando no curso de Relações Étnicas e Contemporaneidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e atua como professor na Rede Estadual de Educação da Bahia.

Luzia Wilma Santana da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1994), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998), Doutorado em Enfermagem - Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e Doutorado em Estágio de Doutorado pela Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto (2006) com período de estudos em Londres, Inglaterra. Pós-doutorado em Enfermagem - bolsa de estudos PDJ CNPq pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Professora Pleno, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Líder de grupo de pesquisa - Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade; Linhas de pesquisa: Família em seu Ciclo Vital e Interdisciplinar saberes ao processo de cuidar humano. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas – NIEFAM/UESB. Docente do Programa de Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade, nível mestrado acadêmico/UESB.

Danilo César Souza Pinto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Antropólogo. Graduado (2004) em Ciências Sociais e mestrado (2007) em Ciências Sociais (com ênfase em Antropologia Social) pela Universidade Federal de São Carlos. Doutor (2013) em Antropologia Social pela mesma instituição, com a tese "Homenagens do Legislativo: uma etnografia dos processos simbólicos do estado". Estágio de pós-doutorado junto ao Departamento de Antropologia (DAN/UNICAMP, 2021) em pesquisa sobre ações afirmativas para indígenas no Ensino Superior. Investigador Visitante Júnior (2010-2011) no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Professor e pesquisador com experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia do Estado, sociedades indígenas e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: burocracia, política, educação e diversidade étnico-racial, educação indígena e sociedade brasileira. Atualmente é Professor Titular de Antropologia Social na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC/UESB) e membro do grupo de pesquisa "Grupo de Estudos em Temática Indígena e Interculturalidade (GETII)".

Ana Angélica Leal Barbosa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1980), mestre em Ciências - área de concentração em Genética (1984) pela Universidade Federal do Paraná e concluiu o Doutorado em Ciências Biológicas - área de concentração em Genética (UFPR-2003). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia desde 1982, sendo atualmente professora Pleno do Departamento de Ciências Biológicas no Campus de Jequié. Professora Emérita da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia título outorgado em 22/05/2018. Professora do quadro permanente do Programa Stricto Sensu em Relações Étnicas e Contemporaneidade.Tem experiência de graduação na área de Ensino de Biologia como responsável pelas disciplinas: Prática do Ensino de Biologia, Instrumentação para o Ensino de Biologia, Prática do Ensino de Ciências do primeiro e segundo graus (1986 a 1995), na área de Genética responsável pelas disciplinas Genética Humana, Citogenética Humana e Evolução Humana, desenvolvendo atividades de pesquisa os seguintes temas: comunidades afro-descendentes do Estado da Bahia; aspectos demográficos e genéticos, comunidades indígenas da Bahia: diversidade genética com o uso de marcadores moleculares. Atualmente coordena o curso de extensão: Educação Quilombola do ODEERE/ UESB. Atuou como coordenadora do Sub-Projeto: Microrrede Ensino ? Aprendizagem ? Formação: um diálogo com os saberes e experimentos da área das Ciências Biológicas (PIBID/UESB), financiado pela CAPES (EDITAL 02/2009), durante o período de janeiro de 2010 a maio de 2016.

Downloads

Publicado

2024-01-25

Como Citar

Santos Minichilli Prates , G., de Jesus Santana, A., Santana da Silva, L. W. ., Souza Pinto, D. C. ., & Leal Barbosa, A. A. (2024). MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . Diversidade E Educação, 10(2), 458–472. https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14328