QUANDO O CORPO FALA

NARRATIVAS DE GÊNERO, IDENTIDADE E DIVERSIDADE NO “CIS”TEMA EDUCACIONAL

Autores

  • Júnior Leandro Gonçalves Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14314

Resumo

RESUMO

Quando o corpo fala: narrativas de gênero, identidade, diversidade no “Cis”tema educacional. Através dessa ótica que a pesquisa desenvolvida se embasa: o corpo, o sujeito que ocupa os espaços escolares e como é construído. A escola é constituída por múltiplas identidades que são constantemente vigiadas, controladas, moldadas conforme regras, normas que as identifique como homens/mulheres. Utilizando a pesquisa narrativa, realizei análises de situações, experiências durante uma década como docente, relacionando com práticas, com legislações educacionais e a importância dos movimentos sociais (movimentos da comunidade LGBTQIA+). As análises denunciam como o Estado, seus instrumentos, mecanismos atuam de forma a marginalizar, encaixotar os desviantes; influência da cultura heteronormativa (homem cis, branco, hétero, cristão) sob os que são identificados como diferentes; urgência em resistir, lutar diante de retrocessos, retiradas de direitos e contra qualquer tipo de ação que utilize a diferença como mecanismo de exclusão.

 

PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Identidade. Educação. Movimentos sociais.

 

RESUMEN

Cuando el cuerpo habla: narrativas de género, identidad y diversidad en el "Cis"tema educativo. A través de este punto de vista que se basa la investigación desarrollada: el cuerpo, el sujeto que ocupa los espacios escolares y cómo se construye. La escuela está formada por múltiples identidades que son constantemente vigiladas, controladas, moldeadas según reglas, normas que las identifican como hombres/mujeres. Utilizando la investigación narrativa, realicé análisis de situaciones, experiencias durante una década como docente, relacionándolas con las prácticas, con la legislación educativa y la importancia de los movimientos sociales (movimientos de la comunidad LGBTQIA+). Los análisis denuncian cómo el Estado, sus instrumentos, los mecanismos actúan para marginar, para encajonar al desviado; la influencia de la cultura heteronormativa (hombres cis, blancos, heterosexuales, cristianos) sobre los que se identifican como diferentes; la urgencia de resistir, de luchar contra los retrocesos, las retiradas de derechos y contra cualquier tipo de acción que utilice la diferencia como mecanismo de exclusión.

 

PALABRAS-CLAVE: Género. Identidad. Educación. Movimientos Sociales.

 

ABSTRACT

When the body speaks: narratives of gender, identity and diversity in the educational "Cis"theme. It is through this viewpoint that the research developed is based: the body, the subject that occupies school spaces and how it is constructed. The school is made up of multiple identities that are constantly watched, controlled, and molded according to rules and norms that identify them as men/women. Using narrative research, I conducted analyses of situations, experiences that relate to the theme during a decade as a teacher, relating them to practices, to educational legislation, and the importance of social movements (movements of the LGBTQIA+ community). The analyses denounce how the State, its instruments, mechanisms act in a way to marginalize, to box the deviant; the influence of heteronormative culture (cis, white, straight, Christian men) on those who are identified as different; the urgency of resisting, fighting against setbacks, withdrawals of rights and against any kind of action that uses difference as a mechanism of exclusion.

 

KEYWORDS: Gender. Identity. Education. Social movements.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

Leandro Gonçalves, J. (2024). QUANDO O CORPO FALA: NARRATIVAS DE GÊNERO, IDENTIDADE E DIVERSIDADE NO “CIS”TEMA EDUCACIONAL. Diversidade E Educação, 10(2), 367–390. https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14314