DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS/OS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18145

Resumo

O objetivo deste texto consiste em analisar contribuições de uma ação formativa dialógica sobre gênero e matemática na formação inicial de Pedagogas/os. De caráter qualitativa, a coleta de dados teve como fonte de produção as discussões produzidas durante instituição e desenvolvimento de uma formação na modalidade de círculo dialógico, com acadêmicas de um curso de Pedagogia. Os dados foram transcritos e tratados a partir de eixos de discussão e, de modo geral, apresentam indícios de que as participantes puderam (re)pensar experiências sexistas e problematizar situações normalizada e reproduzidas pela sociedade patriarcal e classista. Indicam, ainda, que repensar de forma dialógica é fundamental para que futuras professoras não reproduzam a exclusão de meninas e mulheres nas aulas de matemática, ao contrário, se comprometam com uma educação matemática equitativa em gênero. Isto é possível, quando as participantes examinam diferentes vivências, trajetórias e perspectivas e confrontam a partir de textos científicos e históricos.

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Biografia do Autor

Cássia Edmara Murback Maggioni, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2003). Graduada em História pela Universidade Estadual do Piauí (2018). Especialização em Educação: Supervisão e Coordenação pedagógica (2007). Mestra em Educação Matemática - PRPGEM - UNESPAR. Doutoranda em Educação no PPE - UEM. Atualmente é Pedagoga na SECED de Campo Mourão -Paraná. Anteriormente atuou como professora Universitária em cursos de Pedagogia e outras Licenciaturas. Membro do Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística - GEPTEMatE e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura - GEPEDIC - UEM.

Fabiane Freire França, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2005), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação por esta mesma instituição pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), área de Concentração em Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Atualmente é docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná. Dedica-se ao estudo e pesquisa na área de Educação, Gênero, Formação docente, Formação Humana, Direitos Humanos e Representações sociais. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura - GEPEDIC. No campo da gestão acadêmica, atuou como assessora da Seção de Ensino da Unespar de Campo Mourão (2014-2021), foi coordenadora do Núcleo de Educação para as Relações de Gênero (NERG, 2016-2018), do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NERA, 2019-2020), do Centro de Educação em Direitos Humanos do Campus de Campo Mourão (CEDH-LOCAL, 2020-2021) e do CEDH Unespar (2021-2022). Foi vice diretora da Editora Fecilcam (2017-2024). Exerceu a função de Diretora de Direitos Humanos (DDH) da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos da UNESPAR (2022-2024). Atualmente está como Diretora do Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UEM).

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Publicado

20-01-2025

Como Citar

Murback Maggioni, C. E., & Freire França, F. (2025). DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS/OS. Diversidade E Educação, 12(2), 583–603. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18145