DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS/OS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18145Resumo
O objetivo deste texto consiste em analisar contribuições de uma ação formativa dialógica sobre gênero e matemática na formação inicial de Pedagogas/os. De caráter qualitativa, a coleta de dados teve como fonte de produção as discussões produzidas durante instituição e desenvolvimento de uma formação na modalidade de círculo dialógico, com acadêmicas de um curso de Pedagogia. Os dados foram transcritos e tratados a partir de eixos de discussão e, de modo geral, apresentam indícios de que as participantes puderam (re)pensar experiências sexistas e problematizar situações normalizada e reproduzidas pela sociedade patriarcal e classista. Indicam, ainda, que repensar de forma dialógica é fundamental para que futuras professoras não reproduzam a exclusão de meninas e mulheres nas aulas de matemática, ao contrário, se comprometam com uma educação matemática equitativa em gênero. Isto é possível, quando as participantes examinam diferentes vivências, trajetórias e perspectivas e confrontam a partir de textos científicos e históricos.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.