NEGROS QUILOMBOLAS

NOTAS SOBRE INDIVIDUALIDADES MASCULINAS NEGRAS NA UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19251

Resumo

A partir de uma pesquisa realizada entre os anos de 2018 e início de 2022 em Santarém, Oeste do Pará, com jovens homens quilombolas estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará, realizamos um exercício de reflexão sobre dispositivos de diferenciação acionados para a “confecção” de identidades étnico-raciais no ethos urbano. Como esses “dispositivos” interatuam nas narrativas do Eu feitas por esses sujeitos a partir da vida universitária? Qual é o "Eu masculino racial" de jovens homens quilombolas, estudantes universitários, em contextos sociais externos aos territórios de origem, com a Universidade? Quais os impactos da sociabilidade na universidade sobre a identificação de raça e gênero dos jovens homens negros quilombolas? Existem dificuldades de execução de tarefas e atividades acadêmicas e científicas, necessárias para ser visto como “merecedor”, obtendo “respeito”. Tais valores e ideias versam sobre o lugar do trabalho intelectual como ação legítima entre homens negros.

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Biografia do Autor

Alan Augusto Moraes Ribeiro, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), do Instituto do Ciências da Educação (ICED). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFOPA). Doutor em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade de São Paulo (USP). Visitor Graduate Student, no Department of Africana Studies, Brown University (EUA), 08/2014-02/2015. Mestre em Antropologia - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisa raça, classe, gênero/masculinidades, sociabilidade juvenil, educação escolar quilombola, desempenho escolar, relações étnico-raciais para a educação escolar. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (ICED-UFOPA). Líder do Grupo de Estudos sobre Raça, Educação e Etnicidades na Amazônia (GEREA)

Henrique Restier, CEFET - Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É Mestre em Relações étnico-raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ). É professor de sociologia do bacharelado de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEANI/ CEFET-RJ) Desenvolve pesquisas no campo de estudos de Homens e Masculinidades e Relações Raciais.

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

RIBEIRO, Alan Augusto Moraes; SOUZA, Henrique Restier da Costa. NEGROS QUILOMBOLAS: NOTAS SOBRE INDIVIDUALIDADES MASCULINAS NEGRAS NA UNIVERSIDADE. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 37–56, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19251. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19251. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Masculinidades nos espaços-tempos educacionais