HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

APONTAMENTOS DE PROFESSORES EM UMA PROFISSÃO FEMINIZADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20063

Resumo

O presente texto tem como fito refletir sobre a prática profissional de professores homens cis de Educação Física. Os docentes participantes do estudo trabalharam especificamente na Educação Infantil no município de Serra/Espírito Santo. Esta etapa da educação básica é concebida como feminizada, tendo em vista as noções de cuidar e educar Para a reflexão consideramos o perfil dos professores, a formação inicial e o trabalho pedagógico na Educação Infantil. Foram indicadas lacunas na abordagem de gênero e sexualidade na formação inicial dos professores, corroborando com o que vem sendo sinalizado nas produções acadêmicas. Neste contexto, reforça-se a necessidade de inserção e qualificação dos currículos de formação de professores, quanto a  abordagem qualificada das temáticas em voga. Os professores homens indicaram que existe um processo de vigilância da comunidade escolar, assim como uma autovigilância destes, em relação às atividades de cuidado e interações com as crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Zoth Batista, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialização em Educação Física Escolar, pela Faculdade Intervale. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação de Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor da Prefeitura Municipal de Vitória (ES). 

Ileana Wenetz, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Educação Física pela Facultad de Educación y Salud (FES/IPEF) Argentina. Especialista em Pedagogia do Corpo e da Saúde pela EsEF/UFRGS. Mestre e Doutora em Ciências do Movimento Humano pela EsEF/UFRGS. Pós-doutora no Programa Interdisciplinar de Ciências Humanas da UFSC. Professora Adjunta do Departamento Ginástica do Centro de Educação Física e Deportes da Universidade Federal de Espirito Santo (UFES). Professora da Pós-graduação em Psicologia Institucional (UFES) e do programa de pós-graduação em Educação Física (PGGEF). Participante do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF) da UFES e participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade (GEPSS). Tem experiência na área de Educação Física escolar, Estudos antropológicos na Educação Física, Estudos Culturais e Gênero. Metodologia do Ensino. Atuando nos seguintes temas: corpo, gênero, lazer, crianças e brincadeiras.

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

ZOTH BATISTA, João Pedro; WENETZ, Ileana. HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTOS DE PROFESSORES EM UMA PROFISSÃO FEMINIZADA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 463–482, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20063. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20063. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Docência, Formação e Trabalho Educativo de Homens