HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
APONTAMENTOS DE PROFESSORES EM UMA PROFISSÃO FEMINIZADA
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20063Resumo
O presente texto tem como fito refletir sobre a prática profissional de professores homens cis de Educação Física. Os docentes participantes do estudo trabalharam especificamente na Educação Infantil no município de Serra/Espírito Santo. Esta etapa da educação básica é concebida como feminizada, tendo em vista as noções de cuidar e educar Para a reflexão consideramos o perfil dos professores, a formação inicial e o trabalho pedagógico na Educação Infantil. Foram indicadas lacunas na abordagem de gênero e sexualidade na formação inicial dos professores, corroborando com o que vem sendo sinalizado nas produções acadêmicas. Neste contexto, reforça-se a necessidade de inserção e qualificação dos currículos de formação de professores, quanto a abordagem qualificada das temáticas em voga. Os professores homens indicaram que existe um processo de vigilância da comunidade escolar, assim como uma autovigilância destes, em relação às atividades de cuidado e interações com as crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




