GRUPOS REFLEXIVOS E RESPONSABILIZANTES PARA HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO AMAZONAS
METODOLOGIA, DESAFIOS E POTENCIALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20025Resumo
RESUMO
O presente artigo apresenta um relato de experiência da implementação dos Grupos Reflexivos e Responsabilizantes para Homens Autores de Violência contra a Mulher no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. Iniciado em 2024, o projeto destina-se a homens em cumprimento de suspensão condicional da pena na Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas da capital. Com o objetivo de analisar a metodologia, os desafios enfrentados pelos facilitadores e as potencialidades da intervenção, o trabalho foi orientado pela abordagem qualitativa, de natureza descritivo-exploratória, e embasado nos estudos de gênero e teorias feministas. A partir das análises dos grupos facilitados pela primeira autora é possível concluir que a intervenção reflexiva e responsabilizante rompe com o viés punitivista tradicional do sistema de justiça e desponta como uma estratégia potente no enfrentamento à violência contra a mulher.
PALAVRAS-CHAVE: Grupos reflexivos. Violência contra mulher. Responsabilização. Masculinidades.
RESUMEN
El presente artículo presenta un relato de experiencia sobre la implementación de Grupos Reflexivos y de Responsabilización para Hombres Autores de Violencia contra la Mujer en el Tribunal de Justicia del Estado de Amazonas. Iniciado en 2024, el proyecto está destinado a hombres que cumplen suspensión condicional de la pena en el Juzgado de Ejecución de Medidas y Penas Alternativas de la capital. Con el objetivo de analizar la metodología, los desafíos enfrentados por los facilitadores y las potencialidades de la intervención, el trabajo se orientó por un enfoque cualitativo, de naturaleza descriptivo-exploratoria, y se fundamentó en estudios de género y teorías feministas. A partir del análisis de los grupos facilitados por la primera autora, es posible concluir que la intervención reflexiva y responsabilizante rompe con el sesgo punitivista tradicional del sistema de justicia y se presenta como una estrategia poderosa en el enfrentamiento de la violencia contra la mujer.
PALABRAS-CLAVE: Grupos de reflexión. Violencia contra la mujer. Rendición de cuentas. Masculinidades.
ABSTRACT
This article presents an account of the implementation of Reflective and Accountability Groups for Men Who Commit Violence Against Women at the Court of Justice of the State of Amazonas. Initiated in 2024, the project is aimed at men serving conditional suspension of sentence under the Court for the Enforcement of Alternative Measures and Penalties in the capital. With the objective of analyzing the methodology, the challenges faced by facilitators, and the potential of the intervention, the study follows a qualitative, descriptive-exploratory approach, grounded in gender studies and feminist theories. Based on the analysis of the groups facilitated by the first author, it is possible to conclude that the reflective and accountability-based intervention breaks away from the traditional punitive bias of the justice system and emerges as a powerful strategy in combating violence against women.
KEYWORDS: Reflective groups. Violence Against women. Accountability. Masculinities.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




