DIÁLOGOS ENTRE MASCULINIDADES E PESQUISAS QUE TENSIONAM A NEUTRALIDADE NA MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19990

Resumo

O objetivo deste artigo foi compreender como as masculinidades emergem em debates sobre as ciências ditas exatas. Para isso, foram analisadas quatro teses e quatro dissertações produzidas entre 2005 e 2025 que abordam os diálogos entre masculinidades e Matemática, Física ou Química. Os estudos apontaram que os discursos associados às ciências ditas exatas, vinculadas à razão e à abstração, reforçam qualidades socialmente atribuídas ao masculino e contribuem para desigualdades de gênero. Além disso, a maioria dos trabalhos manteve uma perspectiva binária de gênero, limitando o debate. Apesar disso, questionaram a neutralidade desses campos ao introduzirem discussões sociopolíticas para essas ciências. Conclui-se que são poucos os estudos sobre o tema e que é necessário ampliá-los, incorporando outros marcadores sociais e reconhecendo o contexto educacional como espaço privilegiado dessas reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Italo Curvelo dos Anjos, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Italo possui Bacharelado em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (2009), Mestrado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e Doutorado em Ciências (Físico-Química) pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Foi professor substituto no Instituto Federal da Paraíba (2015-2016), tendo atuado no ensino superior e no ensino técnico integrado. É professor Adjunto do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando na área de Físico-Química. Atualmente faz pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Suas áreas de interesse incluem: Estrutura Eletrônica de Compostos Orgânicos, Topologia Químico-Quântica, Ligação Química e Inclusão LGBTQIAPN+ nas Ciências Exatas e da Terra.

Glauber Carvalho da Silva, Universidade de São Paulo (USP)

Licenciando em Matemática no IME/USP. Pesquisador no Núcleo dos Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS) da USP; no MatematiQueer: Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática da UFRJ; e no Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade do IFSP (NUGS). Pesquisas concentradas nos Estudos de Gênero e Sexualidades, especialmente interseccionado com o campo da Educação Matemática (Inclusiva), Ações Afirmativas e África do Sul.

Leonardo Maciel dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de Japeri (SEMED-Japeri)

Licenciado em Matemática pelo IFRJ. Pesquisador no Grupo de Estudo e Pesquisa em Aprendizagem e Educação Matemática (GEPAEM); e no MatematiQueer: Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática da UFRJ. Atualmente, é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGECC-UERJ) e Professor de Matemática dos Anos Finais da Educação Básica pela Secretaria Municipal de Educação de Japeri (SEMED-Japeri). Pesquisas concentradas na área de Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, Currículo e Estudos Culturais.

Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)

Possui mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São João del-Rei. Como docente, faz parte do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), campus Petrópolis, atuando na Licenciatura em Matemática e como vice-coordenador de subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Integra o MatematiQueer: Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática e o Grupo de Pesquisa "História Oral e Educação Matemática" (Ghoem). Possui interesse nos seguintes temas: história da formação de professores de Matemática, história da educação matemática, relações de gênero e poder, educação matemática inclusiva.

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

ANJOS, Italo Curvelo dos; SILVA, Glauber Carvalho da; SANTOS, Leonardo Maciel dos; PAIVA, Paulo Henrique Apipe Avelar de. DIÁLOGOS ENTRE MASCULINIDADES E PESQUISAS QUE TENSIONAM A NEUTRALIDADE NA MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 675–697, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19990. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19990. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Juventudes, Escolarização e Experiências Masculinas