DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENTRE A NORMATIVIDADE E O RECONHECIMENTO DOCENTE

ENTRE A NORMATIVIDADE E O RECONHECIMENTO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19971

Resumo

O presente estudo investigou as representações de pessoas egressas do Ensino Médio pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+, com base em suas experiências e desafios nas aulas de Educação Física, em uma escola pública de Matão-SP. De abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas com sete participantes, cujas respostas foram transcritas e analisadas à luz da análise do fenômeno situado. Este artigo, derivado da dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF/UFSCar), recorta e aprofunda a discussão de duas categorias emergentes: ‘Categoria A – Hegemonias’ e ‘Categoria B – Conhecer para Respeitar’. A primeira discute os efeitos da hegemonia heteronormativa e cisnormativa nas práticas pedagógicas e esportivas. A segunda evidencia como o conhecimento crítico e o letramento em diversidade contribuem para desconstruir preconceitos e promover uma Educação Física mais inclusiva, ética e sensível à pluralidade das pessoas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fagner Roberto Caetano, Secretaria Municipal de Educação - Matão/SP

Mestre em Educação Física (ProEF/UFSCar, 2025). Possui graduação em Educação Física – Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Paulista de Araraquara (UNIP, 2010/2011), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (ProEF, UFSCar - 2025), especialização em Práticas de Letramento e Alfabetização pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ, 2017) e especialização em Gestão Educacional pela Faculdade Innovare (2018). Atua como Professor PEB III efetivo de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Matão/SP. Na área de gestão, exerceu as funções de Coordenador Pedagógico e Diretor de Escola (2017-2018), Diretor do Departamento de Educação e Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Matão/SP (2018-2020). Tem experiência na área da Educação, com ênfase educação básica, práticas escolares, coordenação pedagógica e gestão educacional.

Fábio Ricardo Mizuno Lemos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (São Carlos, SP –Brasil)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física (CEF/UFSCar - 2002), mestrado e doutorado em Educação (PPGE/UFSCar - 2007; 2013) e pós-doutorado em Motricidade Humana (DEFMH/UFSCar - 2015). É professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP-Campus São Carlos), do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF/UFSCar), sócio-fundador, pesquisador e membro da atual diretoria da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH), editor-idealizador da Motricidades: Revista da SPQMH (Qualis/CAPES B1), pesquisador do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF/UFSCar) e coordenador do Núcleo de Investigações Progressistas em Educação (NINPED/IFSP São Carlos). É o atual Diretor Adjunto Educacional do IFSP São Carlos (04/2025-atual). Entre 2003 e 2013, foi docente da Rede Estadual de São Paulo e das Redes Municipais de São Carlos e Orlândia. Foi docente do Centro Universitário Claretiano de Batatais (2009-2014), onde também atuou como Assistente de Coordenação de Curso (2011-2014). Foi docente e Coordenador de Pesquisa do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Patrocínio (2014-2015). Coordenou o Curso de Especialização em Educação do IFSP São Carlos (2018-2022). Atuou como presidente e membro de comissões, incluindo CAAD, PAD, eventos e implementação de cursos. Tem experiência e publicações científicas, incluindo livros e artigos em periódicos, na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Socioculturais do Lazer e do Esporte, Práticas Sociais e Processos Educativos, Processos de Ensino e Aprendizagem em Diferentes Contextos, Investigações Progressistas e Educação Física Escolar.

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

CAETANO, Fagner Roberto; LEMOS, Fábio Ricardo Mizuno. DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENTRE A NORMATIVIDADE E O RECONHECIMENTO DOCENTE: ENTRE A NORMATIVIDADE E O RECONHECIMENTO DOCENTE. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2576–2598, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19971. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19971. Acesso em: 14 dez. 2025.