DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENTRE A NORMATIVIDADE E O RECONHECIMENTO DOCENTE
ENTRE A NORMATIVIDADE E O RECONHECIMENTO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19971Resumo
O presente estudo investigou as representações de pessoas egressas do Ensino Médio pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+, com base em suas experiências e desafios nas aulas de Educação Física, em uma escola pública de Matão-SP. De abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas com sete participantes, cujas respostas foram transcritas e analisadas à luz da análise do fenômeno situado. Este artigo, derivado da dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF/UFSCar), recorta e aprofunda a discussão de duas categorias emergentes: ‘Categoria A – Hegemonias’ e ‘Categoria B – Conhecer para Respeitar’. A primeira discute os efeitos da hegemonia heteronormativa e cisnormativa nas práticas pedagógicas e esportivas. A segunda evidencia como o conhecimento crítico e o letramento em diversidade contribuem para desconstruir preconceitos e promover uma Educação Física mais inclusiva, ética e sensível à pluralidade das pessoas escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




