REPRESENTAÇÕES QUE IMPORTAM

PROFESSORES NEGROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20033

Resumo

Este trabalho analisa as experiências de professores homens negros, destacando as representações em torno da sua presença e os desafios enfrentados no processo de inserção e permanência na docência da educação infantil. Embora a presença masculina nesse campo venha sendo discutida com mais densidade nos últimos tempos, ainda são escassos os estudos que interseccionam os marcadores de gênero, raça e classe. A pouca literatura existente indica que a raça se constitui como um agravador das dificuldades desses docentes, mas também aponta potencial para promover aprendizagens significativas e diversas às crianças. Este estudo se fundamenta nas análises de entrevistas feitas por meio de foto-elicitação - metodologia que parte de imagens para fomentar a conversação. Os dados revelam como a raça atravessa as práticas e experiências profissionais, evidenciando tensões, resistências e estratégias de permanência de homens negros. O estudo busca contribuir para a ampliação das discussões sobre a representação de homens negros no cuidado e educação de crianças.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kesia Cristina Matos da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Rede Municipal de Nova Lima.

Sandro Vinícius Sales dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DAE/FaE/UFMG). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016); Mestre em educação pelo mesmo Programa (2013); Especialista em Educação Infantil pelo Curso de Especialização Lato Sensu em Docência da Educação Básica (LASEB/FaE/UFMG); Pedagogo pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (2008). Atualmente, é membro do Colegiado do Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI) e representa a Região Sudeste no Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB).

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

MATOS DA SILVA, Kesia Cristina; SALES DOS SANTOS, Sandro Vinícius. REPRESENTAÇÕES QUE IMPORTAM: PROFESSORES NEGROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 205–222, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20033. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20033. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Masculinidades nos espaços-tempos educacionais