REPRESENTAÇÕES QUE IMPORTAM
PROFESSORES NEGROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20033Resumo
Este trabalho analisa as experiências de professores homens negros, destacando as representações em torno da sua presença e os desafios enfrentados no processo de inserção e permanência na docência da educação infantil. Embora a presença masculina nesse campo venha sendo discutida com mais densidade nos últimos tempos, ainda são escassos os estudos que interseccionam os marcadores de gênero, raça e classe. A pouca literatura existente indica que a raça se constitui como um agravador das dificuldades desses docentes, mas também aponta potencial para promover aprendizagens significativas e diversas às crianças. Este estudo se fundamenta nas análises de entrevistas feitas por meio de foto-elicitação - metodologia que parte de imagens para fomentar a conversação. Os dados revelam como a raça atravessa as práticas e experiências profissionais, evidenciando tensões, resistências e estratégias de permanência de homens negros. O estudo busca contribuir para a ampliação das discussões sobre a representação de homens negros no cuidado e educação de crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




