POLICIAMENTO DE CORPOS MASCULINOS E A NORMALIZAÇÃO DA HETEROSSEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19993

Resumo

A escola enquanto instituição social, tende a impor a masculinidade hegemônica e reproduzir mecanismos de policiamento e controle sobre os corpos visando a reprodução do binarismo de gênero e da heterossexualidade como um padrão normativo. O objetivo do artigo é compreender como estudantes LGBTQIA+ experienciam a normalização da heterossexualidade, que  disciplinam e controlam corpos dissidentes, no contexto escolar. É um estudo qualitativo, cujos dados foram produzidos através de entrevistas semiestruturadas com seis estudantes maiores de 18 anos, dos quais três eram egressos e três ainda cursavam o ensino médio em escolas públicas do estado de Santa Catarina. Para tratar as narrativas adotamos a análise compreensiva-interpretativa, com base nos pressupostos teóricos dos estudos de gênero e educação, na perspectiva pós-estruturalista. Os resultados evidenciam  que  estudantes LGBTQIA+ sentem-se inseguros para viver e expressar seu gênero no ambiente escolar, que continua sendo um lugar atravessado por relações de poder, vigilância e controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Felipe Martins Esposti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2025), na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Graduado em Pedagogia pelas Faculdades Unificadas Doctum (2013) e graduando Ciências Sociais pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2021). Sou Pós-graduado na área da educação, em: Acessibilidade, Diversidade e Inclusão pela Faculdade UNISE (2023); Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego (2022); Alfabetização e Letramento e Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Educação da Serra (2014); e atualmente cursando pós-graduação em Supervisão Escolar pela Faculdade Integrada Instituto Souza (2025). Atuo como pesquisador nos grupos de estudo e pesquisa Educação, Direitos Humanos e Políticas de Gênero (UNOESC) e Epistemes e Ontologias (Pós)Feministas e Decoloniais (UNESP), com ênfase em políticas públicas de educação, gênero, direitos humanos e cidadania.  Atualmente, sou professor de Educação Especial no Ensino Médio.

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

MARTINS ESPOSTI, Cleber Felipe. POLICIAMENTO DE CORPOS MASCULINOS E A NORMALIZAÇÃO DA HETEROSSEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 800–822, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19993. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19993. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Juventudes, Escolarização e Experiências Masculinas