POLICIAMENTO DE CORPOS MASCULINOS E A NORMALIZAÇÃO DA HETEROSSEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19993

Resumen

A escola enquanto instituição social, tende a impor a masculinidade hegemônica e reproduzir mecanismos de policiamento e controle sobre os corpos visando a reprodução do binarismo de gênero e da heterossexualidade como um padrão normativo. O objetivo do artigo é compreender como estudantes LGBTQIA+ experienciam a normalização da heterossexualidade, que  disciplinam e controlam corpos dissidentes, no contexto escolar. É um estudo qualitativo, cujos dados foram produzidos através de entrevistas semiestruturadas com seis estudantes maiores de 18 anos, dos quais três eram egressos e três ainda cursavam o ensino médio em escolas públicas do estado de Santa Catarina. Para tratar as narrativas adotamos a análise compreensiva-interpretativa, com base nos pressupostos teóricos dos estudos de gênero e educação, na perspectiva pós-estruturalista. Os resultados evidenciam  que  estudantes LGBTQIA+ sentem-se inseguros para viver e expressar seu gênero no ambiente escolar, que continua sendo um lugar atravessado por relações de poder, vigilância e controle.

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Biografía del autor/a

Cleber Felipe Martins Esposti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2025), na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Graduado em Pedagogia pelas Faculdades Unificadas Doctum (2013) e graduando Ciências Sociais pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2021). Sou Pós-graduado na área da educação, em: Acessibilidade, Diversidade e Inclusão pela Faculdade UNISE (2023); Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego (2022); Alfabetização e Letramento e Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Educação da Serra (2014); e atualmente cursando pós-graduação em Supervisão Escolar pela Faculdade Integrada Instituto Souza (2025). Atuo como pesquisador nos grupos de estudo e pesquisa Educação, Direitos Humanos e Políticas de Gênero (UNOESC) e Epistemes e Ontologias (Pós)Feministas e Decoloniais (UNESP), com ênfase em políticas públicas de educação, gênero, direitos humanos e cidadania.  Atualmente, sou professor de Educação Especial no Ensino Médio.

Publicado

2025-12-13

Cómo citar

MARTINS ESPOSTI, Cleber Felipe. POLICIAMENTO DE CORPOS MASCULINOS E A NORMALIZAÇÃO DA HETEROSSEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 800–822, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19993. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19993. Acesso em: 15 dic. 2025.

Número

Sección

Juventudes, Escolarização e Experiências Masculinas