“EU TENTAVA SER INVISÍVEL”

BULLYING, MASCULINIDADES NEGRAS E SILENCIAMENTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19915

Resumo

Este artigo, derivado de uma pesquisa de doutorado em Sociologia, trata do fenômeno do bullying escolar, com foco em suas intersecções com raça, sexualidade e masculinidades. O objetivo é analisar, a partir da trajetória de vida de Kwame Nzinga, como essas violências incidem sobre corpos negros e dissidentes no espaço escolar. A pesquisa é qualitativa, fundamentada na abordagem etnossociológica e orientada por referenciais críticos interseccionais. Foram realizadas quinze entrevistas biográficas com homens negros universitários, mas este artigo concentra-se exclusivamente na narrativa de Kwame, um jovem negro e homossexual da periferia de Belo Horizonte. A análise da entrevista revela que a escola, longe de ser apenas um espaço de proteção, também atua como dispositivo de controle e exclusão. Desde a infância, Kwame foi alvo de violências simbólicas e físicas, desenvolvendo estratégias de invisibilização como forma de defesa. Conclui-se que o bullying escolar funciona como tecnologia de poder que regula as masculinidades, exigindo práticas pedagógicas mais inclusivas e antirracistas.

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Biografia do Autor

Claudio Patrício, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicólogo (UFMG). Doutor em Sociologia (UFMG). Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da UFMG. Especialista em Psicanálise e a Clínica Contemporânea pelo Centro Universitário UNA. Pesquisador das seguintes temáticas: masculinidades negras, raça, gênero, educação, sexualidade, violências, medidas socioeducativas e sistema prisional. Atua na Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais. Psicólogo clínico com ênfase em atendimento de adolescentes e adultos.

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

PATRÍCIO, Claudio. “EU TENTAVA SER INVISÍVEL”: BULLYING, MASCULINIDADES NEGRAS E SILENCIAMENTO ESCOLAR. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 162–178, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19915. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19915. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Masculinidades nos espaços-tempos educacionais