PROFESSORES HOMENS NO ENSINO FUNDAMENTAL II:
REVISÃO DE LITERATURA DE DUAS DÉCADAS (2004-24)
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19844Resumo
Este artigo resulta de uma revisão de literatura sobre a presença de professores homens no Ensino Fundamental II, com foco nas relações de gênero e masculinidades no trabalho docente. A pesquisa analisou dissertações de mestrado disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/Ibict/MCTI), entre 2024 e 2025, abrangendo produções do período de 2004 a 2024. Foram identificadas 123 dissertações, das quais 10 foram analisadas em profundidade. Os estudos selecionados revelam a persistência de estereótipos de gênero na educação, a divisão sexual do trabalho e a urgência de uma formação docente voltada para práticas pedagógicas inclusivas. O artigo argumenta que a atuação de professores homens na Educação Básica constitui um campo relevante de investigação, especialmente em relação às dinâmicas de gênero presentes no ambiente escolar. A pesquisa evidencia a importância de refletir sobre a presença masculina na docência e seus impactos nas práticas educacionais.
PALAVRAS-CHAVE: Revisão de literatura. Professores homens. Masculinidades. Gênero e educação.
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