PROFESSORES HOMENS NO ENSINO FUNDAMENTAL II:

REVISÃO DE LITERATURA DE DUAS DÉCADAS (2004-24)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19844

Resumo

Este artigo resulta de uma revisão de literatura sobre a presença de professores homens no Ensino Fundamental II, com foco nas relações de gênero e masculinidades no trabalho docente. A pesquisa analisou dissertações de mestrado disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/Ibict/MCTI), entre 2024 e 2025, abrangendo produções do período de 2004 a 2024. Foram identificadas 123 dissertações, das quais 10 foram analisadas em profundidade. Os estudos selecionados revelam a persistência de estereótipos de gênero na educação, a divisão sexual do trabalho e a urgência de uma formação docente voltada para práticas pedagógicas inclusivas. O artigo argumenta que a atuação de professores homens na Educação Básica constitui um campo relevante de investigação, especialmente em relação às dinâmicas de gênero presentes no ambiente escolar. A pesquisa evidencia a importância de refletir sobre a presença masculina na docência e seus impactos nas práticas educacionais.

PALAVRAS-CHAVE: Revisão de literatura. Professores homens. Masculinidades. Gênero e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Karolina Paiva Menezes Garcia, Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Karolina Paiva Menezes Garcia
annakarolinaprofessora@gmail.com
Mestranda em Educação e Docência (Promestre/FaE) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora dos anos iniciais nas Prefeituras Municipais de Belo Horizonte e Santa Luzia/MG.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8202989102777923
ORCID: https://orcid.org/0009-0004-7451-4271

Frederico Assis Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Frederico Assis Cardoso
fredasc@ufmg.br
Doutor em Educação. Docente lotado no Departamento de Ciências Aplicadas à Educação, da Faculdade de Educação, na Universidade Federal de Minas Gerais (DECAE/FaE/UFMG). Professor do Mestrado Profissional em Educação e Docência (Promestre/FaE) e membro do Observatório Sociológico Família Escola (OSFE/FaE).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3293853625234485
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2704-3652

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

PAIVA MENEZES GARCIA, Anna Karolina; CARDOSO, Frederico Assis. PROFESSORES HOMENS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: : REVISÃO DE LITERATURA DE DUAS DÉCADAS (2004-24). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 371–395, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19844. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19844. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Docência, Formação e Trabalho Educativo de Homens