“VOCÊ NÃO DEVERIA USAR SHORT CURTO PORQUE VOCÊ TEM UM CORPO MUITO SEDUTOR”
MASCULINIDADE E ASSÉDIO NO ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19998Resumo
Este artigo pretende identificar, nas interações organizacionais das rotinas escolares, de que modo condutas e omissões regulam os corpos das meninas, desqualificam falas, produzindo vantagens para homens. Discutimos mecanismos de naturalização e silenciamento a partir de dois episódios: a censura da roupa e a oferta de doces com bilhetes por um funcionário, acompanhados de omissão institucional. Nos pautamos nos estudos de gênero e masculinidades. Metodologicamente, trata-se de uma descrição analítica de casos, construída a partir de relato de experiência e análise documental. A análise preliminar indica policiamento do corpo das meninas, culpabilização das vítimas, cumplicidade entre adultos e falhas procedimentais, produzindo vidas não reconhecidas e ambiente de medo. Conclui-se pela necessidade de protocolos claros de escuta e responsabilização, validação da palavra das estudantes e formação continuada com enfoque preventivo; ao transformar rotinas, a escola desloca referências de masculinidade e fortalece o direito à educação com dignidade.
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