“VOCÊ NÃO DEVERIA USAR SHORT CURTO PORQUE VOCÊ TEM UM CORPO MUITO SEDUTOR”

MASCULINIDADE E ASSÉDIO NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19998

Resumo

Este artigo pretende identificar, nas interações organizacionais das rotinas escolares, de que modo condutas e omissões regulam os corpos das meninas, desqualificam falas, produzindo vantagens para homens. Discutimos mecanismos de naturalização e silenciamento a partir de dois episódios: a censura da roupa e a oferta de doces com bilhetes por um funcionário, acompanhados de omissão institucional. Nos pautamos nos estudos de gênero e masculinidades. Metodologicamente, trata-se de uma descrição analítica de casos, construída a partir de relato de experiência e análise documental. A análise preliminar indica policiamento do corpo das meninas, culpabilização das vítimas, cumplicidade entre adultos e falhas procedimentais, produzindo vidas não reconhecidas e ambiente de medo. Conclui-se pela necessidade de protocolos claros de escuta e responsabilização, validação da palavra das estudantes e formação continuada com enfoque preventivo; ao transformar rotinas, a escola desloca referências de masculinidade e fortalece o direito à educação com dignidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Inglez de Souza, Governo do Estado do Rio de Janeiro

Professor de Educação Física na rede Estadual de ensino do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Professor de Educação Física na rede Municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro. Possui Pós-graduação em Educação Física Escolar.

Jennifer Nayane Gomes Soares de Araujo, MPPEB/CPII

Professora da educação infantil, Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do 

Alexandre Carvalho da Silva, MPPEB/CPII

Professor EBTT - Educação física - Colégio Pedro II, Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II (MPPEB/CPII).

Vanderlei Quispe Choquecallata, MPPEB/CPII

Professor de Língua Inglesa - Prefeitura do Rio de Janeiro, Mestrando no programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II(MPPEB/CPII).

Jorge Luiz Marques, MPPEB/CPII

Graduado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Letras (Letras Vernáculas - Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado pelo mesmo programa de pós-graduação. É professor titular do Colégio Pedro II, onde atua como membro do Núcleo ELOS (Núcleo de Estudo de Ações em Gênero e Sexualidade) e Assessor de Ações Afirmativas e Direitos Humanos do Colégio Pedro II. É autor de livros de critica literária e de literatura para jovens.

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

INGLEZ DE SOUZA, Marcelo; NAYANE GOMES SOARES DE ARAUJO, Jennifer; CARVALHO DA SILVA, Alexandre; QUISPE CHOQUECALLATA, Vanderlei; LUIZ MARQUES, Jorge. “VOCÊ NÃO DEVERIA USAR SHORT CURTO PORQUE VOCÊ TEM UM CORPO MUITO SEDUTOR”: MASCULINIDADE E ASSÉDIO NO ESPAÇO ESCOLAR. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1958–1977, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19998. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19998. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Violências, Controle e Intervenções Educativas