“VOCÊ NÃO DEVERIA USAR SHORT CURTO PORQUE VOCÊ TEM UM CORPO MUITO SEDUTOR”

MASCULINIDADE E ASSÉDIO NO ESPAÇO ESCOLAR

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19998

Résumé

Este artigo pretende identificar, nas interações organizacionais das rotinas escolares, de que modo condutas e omissões regulam os corpos das meninas, desqualificam falas, produzindo vantagens para homens. Discutimos mecanismos de naturalização e silenciamento a partir de dois episódios: a censura da roupa e a oferta de doces com bilhetes por um funcionário, acompanhados de omissão institucional. Nos pautamos nos estudos de gênero e masculinidades. Metodologicamente, trata-se de uma descrição analítica de casos, construída a partir de relato de experiência e análise documental. A análise preliminar indica policiamento do corpo das meninas, culpabilização das vítimas, cumplicidade entre adultos e falhas procedimentais, produzindo vidas não reconhecidas e ambiente de medo. Conclui-se pela necessidade de protocolos claros de escuta e responsabilização, validação da palavra das estudantes e formação continuada com enfoque preventivo; ao transformar rotinas, a escola desloca referências de masculinidade e fortalece o direito à educação com dignidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcelo Inglez de Souza, Governo do Estado do Rio de Janeiro

Professor de Educação Física na rede Estadual de ensino do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Professor de Educação Física na rede Municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro. Possui Pós-graduação em Educação Física Escolar.

Jennifer Nayane Gomes Soares de Araujo, MPPEB/CPII

Professora da educação infantil, Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do 

Alexandre Carvalho da Silva, MPPEB/CPII

Professor EBTT - Educação física - Colégio Pedro II, Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II (MPPEB/CPII).

Vanderlei Quispe Choquecallata, MPPEB/CPII

Professor de Língua Inglesa - Prefeitura do Rio de Janeiro, Mestrando no programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II(MPPEB/CPII).

Jorge Luiz Marques, MPPEB/CPII

Graduado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Letras (Letras Vernáculas - Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado pelo mesmo programa de pós-graduação. É professor titular do Colégio Pedro II, onde atua como membro do Núcleo ELOS (Núcleo de Estudo de Ações em Gênero e Sexualidade) e Assessor de Ações Afirmativas e Direitos Humanos do Colégio Pedro II. É autor de livros de critica literária e de literatura para jovens.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-13

Comment citer

INGLEZ DE SOUZA, Marcelo; NAYANE GOMES SOARES DE ARAUJO, Jennifer; CARVALHO DA SILVA, Alexandre; QUISPE CHOQUECALLATA, Vanderlei; LUIZ MARQUES, Jorge. “VOCÊ NÃO DEVERIA USAR SHORT CURTO PORQUE VOCÊ TEM UM CORPO MUITO SEDUTOR”: MASCULINIDADE E ASSÉDIO NO ESPAÇO ESCOLAR. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1958–1977, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19998. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19998. Acesso em: 1 févr. 2026.

Numéro

Rubrique

Violências, Controle e Intervenções Educativas