“PARA NÓS HOMENS, O ENGOLIR O CHORO ACONTECE DE FORMA INCONSCIENTE”
MASCULINIDADES EM PAUTA NO CICLO DE CINEMA E DIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20051Resumo
Este artigo analisa as reflexões emergentes no 9º Ciclo de Cinema e Diversidade, evento de extensão universitária que, em sua edição de 2021, abordou a temática das masculinidades a partir do documentário O silêncio dos homens. A pesquisa, de natureza qualitativa, contemplou falas de participantes, evidenciando tensões em torno da masculinidade hegemônica, suas implicações na educação e nos processos de socialização. As análises revelam a ausência de espaços seguros para que homens problematizem padrões normativos, especialmente no campo emocional e nas interseccionalidades com gênero, raça e classe. Ao situar essas discussões na interface entre Educação Física e estudos de gênero, o artigo aponta a urgência de práticas educativas críticas, inclusivas e emancipatórias. Conclui-se que o Ciclo de Cinema e Diversidade constitui um espaço formativo coletivo, que se move a fomentar diálogos e desconstruções necessários à superação de modelos excludentes de masculinidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




