“PARA NÓS HOMENS, O ENGOLIR O CHORO ACONTECE DE FORMA INCONSCIENTE”

MASCULINIDADES EM PAUTA NO CICLO DE CINEMA E DIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20051

Resumo

Este artigo analisa as reflexões emergentes no 9º Ciclo de Cinema e Diversidade, evento de extensão universitária que, em sua edição de 2021, abordou a temática das masculinidades a partir do documentário O silêncio dos homens. A pesquisa, de natureza qualitativa, contemplou falas de participantes, evidenciando tensões em torno da masculinidade hegemônica, suas implicações na educação e nos processos de socialização. As análises revelam a ausência de espaços seguros para que homens problematizem padrões normativos, especialmente no campo emocional e nas interseccionalidades com gênero, raça e classe. Ao situar essas discussões na interface entre Educação Física e estudos de gênero, o artigo aponta a urgência de práticas educativas críticas, inclusivas e emancipatórias. Conclui-se que o Ciclo de Cinema e Diversidade constitui um espaço formativo coletivo, que se move a fomentar diálogos e desconstruções necessários à superação de modelos excludentes de masculinidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF). Pós-graduada em Educação Física Escolar (CESPEB-UFRJ). Formada em Licenciatura em Educação Física, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sou integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar - LEPIDEFE. Pesquisadora voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Michele Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Educação (PPGE/UFRJ), Licenciada em Educação Física (EEFD/UFRJ). Professora associada 2 da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Coordenadora de Extensão da EEFD/UFRJ de 2016 a 2024. Fundadora e Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD/UFRJ). Coordenadora da Pós-Graduação (especialização) gratuita em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PGEFEPI/UFRJ). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFRJ). Professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF/UFRN). Coordenadora do NIAc - Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRJ. Membra do Comitê Científico GTT Inclusão e Diferenças do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE.

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

SILVA, Samara; FONSECA, Michele. “PARA NÓS HOMENS, O ENGOLIR O CHORO ACONTECE DE FORMA INCONSCIENTE”: MASCULINIDADES EM PAUTA NO CICLO DE CINEMA E DIVERSIDADE. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2172–2191, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20051. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20051. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Tecnologias digitais, Mídias e Cibercultura