“PARA NÓS HOMENS, O ENGOLIR O CHORO ACONTECE DE FORMA INCONSCIENTE”

MASCULINIDADES EM PAUTA NO CICLO DE CINEMA E DIVERSIDADE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20051

Abstract

Este artigo analisa as reflexões emergentes no 9º Ciclo de Cinema e Diversidade, evento de extensão universitária que, em sua edição de 2021, abordou a temática das masculinidades a partir do documentário O silêncio dos homens. A pesquisa, de natureza qualitativa, contemplou falas de participantes, evidenciando tensões em torno da masculinidade hegemônica, suas implicações na educação e nos processos de socialização. As análises revelam a ausência de espaços seguros para que homens problematizem padrões normativos, especialmente no campo emocional e nas interseccionalidades com gênero, raça e classe. Ao situar essas discussões na interface entre Educação Física e estudos de gênero, o artigo aponta a urgência de práticas educativas críticas, inclusivas e emancipatórias. Conclui-se que o Ciclo de Cinema e Diversidade constitui um espaço formativo coletivo, que se move a fomentar diálogos e desconstruções necessários à superação de modelos excludentes de masculinidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Samara Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF). Pós-graduada em Educação Física Escolar (CESPEB-UFRJ). Formada em Licenciatura em Educação Física, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sou integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar - LEPIDEFE. Pesquisadora voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Michele Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Educação (PPGE/UFRJ), Licenciada em Educação Física (EEFD/UFRJ). Professora associada 2 da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Coordenadora de Extensão da EEFD/UFRJ de 2016 a 2024. Fundadora e Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD/UFRJ). Coordenadora da Pós-Graduação (especialização) gratuita em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PGEFEPI/UFRJ). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFRJ). Professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF/UFRN). Coordenadora do NIAc - Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRJ. Membra do Comitê Científico GTT Inclusão e Diferenças do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE.

Published

2025-12-13

How to Cite

SILVA, Samara; FONSECA, Michele. “PARA NÓS HOMENS, O ENGOLIR O CHORO ACONTECE DE FORMA INCONSCIENTE”: MASCULINIDADES EM PAUTA NO CICLO DE CINEMA E DIVERSIDADE. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2172–2191, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20051. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20051. Acesso em: 15 dec. 2025.

Issue

Section

Tecnologias digitais, Mídias e Cibercultura