MENINAS, VAMOS FAZER CIÊNCIAS

LUTANDO PELA INSERÇÃO DE MENINAS E MULHERES NAS ÁREAS DE STEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19013

Resumo

Por conta de fatores sociológicos como estereótipos de gênero e falta de incentivo, as áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) têm, historicamente, baixa representatividade feminina. Em busca de alterar este cenário, o projeto “Meninas, Vamos Fazer Ciências” surge com a premissa de levar conhecimento da Ciência feita por mulheres para estudantes da educação básica. O presente trabalho tem como objetivo descrever as atividades e a metodologia do projeto. Através de visitas a escolas públicas do estado do Rio de Janeiro e ações de divulgação científica nas redes sociais, o projeto tem alcançado resultados positivos. Em 5 anos de atuação foram feitas visitas a 10 instituições públicas de ensino básico, totalizando 553 alunos e alunas atingidos.

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Biografia do Autor

Julya Cardoso Barros da Silva, Cefet/RJ

Graduanda em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais no Cefet/RJ. Áreas de interesse: Estudos de gênero; Análise do discurso.

Anna Regina Corbo, Cefet/RJ

Licenciada em Matemática (UERJ), Mestre em Matemática (IMPA) e Doutora em Engenharia Civil (UFRJ). Atua no Departamento de Matemática do Cefet-RJ. Áreas de atuação: Matemática aplicada e Estatística com ênfase em dados ambientais, Ensino, Divulgação Científica.

Dayse Haime Pastore, Cefet/RJ

Atualmente é professora do CEFET/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca), tem doutorado pelo IMPA. Trabalha na área de biomatemática, com ênfase em modelagem matemática para propagação de doenças. Seu interesse vai de controle ótimo para o tratamento do HIV via drogas até o combate da disseminação de doenças em uma população. Tem se dedicado as questões relacionadas a inclusão de gênero nas ciências. Participa dos comitês temáticos ``Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional'' e ``Biomatemática'' da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). Colabora com o projeto de extensão universitária ``Meninas! Vamos fazer ciências!", que tem como objetivo atrair alunas de todos os níveis de ensino para as áreas de CETEM (ciências exatas, tecnologia, engenharia e matemática).

Alba Regina Pereira Rodrigues, Cefet/RJ

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2003), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2005) e doutorado em Botânica pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro/Escola Nacional de Botânica Tropical (2009), atuando, principalmente, nos seguintes temas: tecnologia, ecofisiologia e conservação de sementes; tecnologia e pós-colheita de frutas e hortaliças; matérias-primas vegetais (mandioca, palmito, cevada, milho, soja, cacau, café, frutas e hortaliças); redução de perdas e desperdício de alimentos de origem vegetal; e, desenvolvimento tecnológico de novos produtos a base de vegetais. Professora efetiva do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), desde 2010, atuando nos cursos técnicos de Alimentos e de Química, na Engenharia de Alimentos e no mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, no CEFET de Nova Iguaçu.

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

CARDOSO BARROS DA SILVA, Julya; REGINA CORBO COSTA, Anna; HAIME PASTORE, Dayse; PEREIRA RODRIGUES, Alba Regina. MENINAS, VAMOS FAZER CIÊNCIAS: LUTANDO PELA INSERÇÃO DE MENINAS E MULHERES NAS ÁREAS DE STEM. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2635–2649, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19013. Acesso em: 14 dez. 2025.