NARRATIVAS DE DOCENTES NEGROS E GAYS SOBRE O RACISMO E HOMOFOBIA VIVENCIADOS EM SUAS TRAJETÓRIAS DE VIDA
Resumo
Ser negro em uma sociedade racista é um desafio constante. Quando se é negro e gay, as lutas se intensificam. Assim, este trabalho analisa as narrativas de professores negros e gays em relação às vivências de suas identidades étnico-racial e sexualidade e aos processos de violência associados à homofobia e ao racismo. Trata-se de uma investigação narrativa, articulando as histórias do primeiro autor do artigo com as de dois outros docentes negros e gays que lecionam em escolas de educação básica no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, interior baiano. As análises resgatam lembranças da infância escolar, com destaque para o racismo recreativo e a homofobia que os três docentes vivenciavam, sem terem o apoio da comunidade escolar. Quando se tornam professores da educação básica, o racismo e a homofobia continuam operando, contestando o lugar deles enquanto docentes. Apesar das violências reiteradas, eles constroem táticas de resistências a esses processos.
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