NARRATIVAS DE DOCENTES NEGROS E GAYS SOBRE O RACISMO E HOMOFOBIA VIVENCIADOS EM SUAS TRAJETÓRIAS DE VIDA

Autores

Resumo

Ser negro em uma sociedade racista é um desafio constante. Quando se é negro e gay, as lutas se intensificam. Assim, este trabalho analisa as narrativas de professores negros e gays em relação às vivências de suas identidades étnico-racial e sexualidade e aos processos de violência associados à homofobia e ao racismo. Trata-se de uma investigação narrativa, articulando as histórias do primeiro autor do artigo com as de dois outros docentes negros e gays que lecionam em escolas de educação básica no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, interior baiano. As análises resgatam lembranças da infância escolar, com destaque para o racismo recreativo e a homofobia que os três docentes vivenciavam, sem terem o apoio da comunidade escolar. Quando se tornam professores da educação básica, o racismo e a homofobia continuam operando, contestando o lugar deles enquanto docentes. Apesar das violências reiteradas, eles constroem táticas de resistências a esses processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Lucas Alves dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), também obteve o título de bacharel pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). É especialista em Educação Física Escolar e Atividades Recreativas pela Universidade Candido Mendes. Atualmente aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC), com área de concentração em Relações Étnicas, Gênero e Sexualidade. E-mail: lukas.alves2040@gmail.com

Marcos Lopes de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela USP. Mestre e Doutor em Educação
pela UFSCar. Pós-doutor em Educação pela UFJF. Professor Pleno da UESB, campus
de Jequié/BA. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Relações Étnicas e
Contemporaneidade (PPGREC) e de Educação Científica e Formação de Professores
(PPGECFP) da UESB. Desenvolve pesquisas sobre gênero, sexualidade e relações
étnico-raciais nas diferentes instâncias sociais. É líder do Acuendações - Grupo de
Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade e Relações Étnico-raciais. Email:
markuslopessouza@gmail.com.

Ana Claudia Lemos Pacheco Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFBA. Mestre em Sociologia pela
UFBA. Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP. Pós -Doutora em Ciência Política
pela UFMG. É professora Titular de Sociologia da UNEB; Campus I e docente do
Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade da UESB.
Desenvolve pesquisas sobre mulheres negras, feminismo negro e interseccional, estudos
pós-coloniais e decoloniais, empoderamento negro e feminista. É líder do CANDACES:
Grupo de pesquisa sobre Gênero, raça, cultura & sociedade. Email:
ana_pachecau@hotmail.com.

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

SANTOS, Mario Lucas Alves dos; SOUZA, Marcos Lopes de; PACHECO, Ana Claudia Lemos Pacheco. NARRATIVAS DE DOCENTES NEGROS E GAYS SOBRE O RACISMO E HOMOFOBIA VIVENCIADOS EM SUAS TRAJETÓRIAS DE VIDA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2259–2284, 2025. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20070. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Tecnologias digitais, Mídias e Cibercultura