NARRATIVAS DE DOCENTES NEGROS E GAYS SOBRE O RACISMO E HOMOFOBIA VIVENCIADOS EM SUAS TRAJETÓRIAS DE VIDA

Autores/as

Resumen

Ser negro em uma sociedade racista é um desafio constante. Quando se é negro e gay, as lutas se intensificam. Assim, este trabalho analisa as narrativas de professores negros e gays em relação às vivências de suas identidades étnico-racial e sexualidade e aos processos de violência associados à homofobia e ao racismo. Trata-se de uma investigação narrativa, articulando as histórias do primeiro autor do artigo com as de dois outros docentes negros e gays que lecionam em escolas de educação básica no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, interior baiano. As análises resgatam lembranças da infância escolar, com destaque para o racismo recreativo e a homofobia que os três docentes vivenciavam, sem terem o apoio da comunidade escolar. Quando se tornam professores da educação básica, o racismo e a homofobia continuam operando, contestando o lugar deles enquanto docentes. Apesar das violências reiteradas, eles constroem táticas de resistências a esses processos.

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Biografía del autor/a

Mario Lucas Alves dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), também obteve o título de bacharel pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). É especialista em Educação Física Escolar e Atividades Recreativas pela Universidade Candido Mendes. Atualmente aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC), com área de concentração em Relações Étnicas, Gênero e Sexualidade. E-mail: lukas.alves2040@gmail.com

Marcos Lopes de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela USP. Mestre e Doutor em Educação
pela UFSCar. Pós-doutor em Educação pela UFJF. Professor Pleno da UESB, campus
de Jequié/BA. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Relações Étnicas e
Contemporaneidade (PPGREC) e de Educação Científica e Formação de Professores
(PPGECFP) da UESB. Desenvolve pesquisas sobre gênero, sexualidade e relações
étnico-raciais nas diferentes instâncias sociais. É líder do Acuendações - Grupo de
Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade e Relações Étnico-raciais. Email:
markuslopessouza@gmail.com.

Ana Claudia Lemos Pacheco Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFBA. Mestre em Sociologia pela
UFBA. Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP. Pós -Doutora em Ciência Política
pela UFMG. É professora Titular de Sociologia da UNEB; Campus I e docente do
Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade da UESB.
Desenvolve pesquisas sobre mulheres negras, feminismo negro e interseccional, estudos
pós-coloniais e decoloniais, empoderamento negro e feminista. É líder do CANDACES:
Grupo de pesquisa sobre Gênero, raça, cultura & sociedade. Email:
ana_pachecau@hotmail.com.

Publicado

2025-12-13

Cómo citar

SANTOS, Mario Lucas Alves dos; SOUZA, Marcos Lopes de; PACHECO, Ana Claudia Lemos Pacheco. NARRATIVAS DE DOCENTES NEGROS E GAYS SOBRE O RACISMO E HOMOFOBIA VIVENCIADOS EM SUAS TRAJETÓRIAS DE VIDA. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2259–2284, 2025. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20070. Acesso em: 15 dic. 2025.

Número

Sección

Tecnologias digitais, Mídias e Cibercultura