GÊNERO E SENTIDOS DO TRABALHO DOCENTE ENTRE PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20035

Resumo

A presença de homens professores na Educação Infantil suscita diversas tensões de gênero. A presença masculina em um campo tradicionalmente feminino é vista, muitas vezes, com estranhamento ou desconfiança, evidenciando o quanto os papeis de gênero moldam as expectativas sociais. Neste texto, analisamos percepções de gênero e os sentidos do trabalho docente enunciadas nos discursos de homens professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de um município de Santa Catarina. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida com 14 professores que responderam a um roteiro de questões. Os resultados mostram o quanto estereótipos de gênero referentes às masculinidades representam barreiras diárias que os professores enfrentam no exercício de seu trabalho com bebês e crianças pequenas. No enfrentamento ao sexismo que atua na desqualificação de seu trabalho, os professores elaboram estratégias que ressignificam os sentidos que eles atribuem ao trabalho docente com crianças.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Delfini, Universidade do Vale do Itajaí

Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Pós doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2022). Professora titular da Universidade do Vale de Itajaí no Programa de Pós Graduação em Educação e no Programa de Pós Graduação em Psicologia.  

Lucas Vitor Baumgärtner, Uiversidade do Vale do Itajaí

Doutor em Educação pelo Programa de Pos Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajai Professor de Educação Física e Docente universitário.

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

DELFINI, Ana Claudia; BAUMGÄRTNER, Lucas Vitor. GÊNERO E SENTIDOS DO TRABALHO DOCENTE ENTRE PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 503–518, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20035. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20035. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Docência, Formação e Trabalho Educativo de Homens