GÊNERO E SENTIDOS DO TRABALHO DOCENTE ENTRE PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20035Resumo
A presença de homens professores na Educação Infantil suscita diversas tensões de gênero. A presença masculina em um campo tradicionalmente feminino é vista, muitas vezes, com estranhamento ou desconfiança, evidenciando o quanto os papeis de gênero moldam as expectativas sociais. Neste texto, analisamos percepções de gênero e os sentidos do trabalho docente enunciadas nos discursos de homens professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de um município de Santa Catarina. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida com 14 professores que responderam a um roteiro de questões. Os resultados mostram o quanto estereótipos de gênero referentes às masculinidades representam barreiras diárias que os professores enfrentam no exercício de seu trabalho com bebês e crianças pequenas. No enfrentamento ao sexismo que atua na desqualificação de seu trabalho, os professores elaboram estratégias que ressignificam os sentidos que eles atribuem ao trabalho docente com crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




