A PRESENÇA DO PROFESSOR NEGRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
MASCULINIDADE E RAÇA EM DEBATE
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20041Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar a presença de homens negros exercendo a docência na Educação Infantil, considerando seus impactos em um campo historicamente marcado pela feminização do magistério. Utiliza-se uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas compreensivas, com docentes que compartilham o perfil racial e profissional de um dos autores deste artigo. As narrativas revelam experiências atravessadas por racismo, desafios à masculinidade, resistência e estranhamento social diante da presença masculina negra no cuidado infantil. A análise dos relatos evidencia a construção de novas formas de ser homem, educador e a comprovação do potencial afetivo do homem negro que lhe possibilita atuar devidamente na educação de crianças pequenas. Como conclusão, o estudo propõe um reposicionamento simbólico e político da presença negra masculina na infância, reconhecendo suas contribuições para a promoção da diversidade e para a construção de uma educação mais justa e representativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




