A PRESENÇA DO PROFESSOR NEGRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

MASCULINIDADE E RAÇA EM DEBATE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20041

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a presença de homens negros exercendo a docência na Educação Infantil, considerando seus impactos em um campo historicamente marcado pela feminização do magistério. Utiliza-se uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas compreensivas, com docentes que compartilham o perfil racial e profissional de um dos autores deste artigo. As narrativas revelam experiências atravessadas por racismo, desafios à masculinidade, resistência e estranhamento social diante da presença masculina negra no cuidado infantil. A análise dos relatos evidencia a construção de novas formas de ser homem, educador e a comprovação do potencial afetivo do homem negro que lhe possibilita atuar devidamente na educação de crianças pequenas. Como conclusão, o estudo propõe um reposicionamento simbólico e político da presença negra masculina na infância, reconhecendo suas contribuições para a promoção da diversidade e para a construção de uma educação mais justa e representativa.

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Biografia do Autor

Marcos Regis, Universidade Federal Fluminense - UFF

Um jovem preto e periférico que ousou sonhar além das suas limitações. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Unyleya - RJ (2019), Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2025), onde desenvolve pesquisas sobre relações étnico-raciais, masculinidades e a presença de professores negros na Educação Infantil. Atua como Diretor Adjunto da Creche Municipal Barbosa Lima Sobrinho, unidade vinculada à 4 Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro. É também professor da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Está em constante busca por conhecimentos que contribuam para a desconstrução das masculinidades que tornam o mundo mais tóxico, abordando temas como gênero, orientação sexual e sexualidade no campo da educação.

Iolanda de Oliveira, Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada atuante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE/UFF). Coordenadora da Comissão Permanente de Ações Afirmativas do PPGE/UFF no período 2019/2024. A partir de 2025, membro componente da referida comissão atuando na categoria Negros (pretos e pardos). Professora e Pesquisadora do Programa de Educação sobre Negros e Indígenas na Sociedade Brasileira (Penesbi/UFF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo e Relações Raciais Didáticas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, raça, relações raciais na educação, negro e ação afirmativa, formação de profissionais docentes.

Marcelo Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Possui Graduação em Bacharelado (2002) e Licenciatura Plena (2004) em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2009). Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2014). Desde 2014 é Docente na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com atuação nos cursos de graduação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e Licenciatura em Ciências Biológicas. Desde 2020 está credenciado no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMAT/UFVJM, docente deste programa e ministra a disciplina Políticas Públicas Educacionais e Currículo da Educação em Ciências e Matemática. Acumula experiência na Educação Básica nas redes públicas municipais do Rio de Janeiro e de São Gonçalo (2008 a 2014), e na rede pública estadual do Rio de Janeiro (2004 a 2014). No Ensino Público Superior acumula experiências em Programas de Extensão Universitária, experiências em Pesquisa no Ensino Superior e na Educação Básica, sobretudo na Educação para Relações Étnico-Raciais. Os temas que acumulou experiência de ensino, pesquisa e extensão são: Educação para Relações Étnico-Raciais; Estudos sobre o Racismo na Educação, no Esporte e na Sociedade Brasileira; População negra no Brasil; Políticas de Ações Afirmativas no Ensino Superior; A Questão Racial no PIBID e no Programa Residência Pedagógica; Sociologia da Educação; Educação Física Escolar; Inclusão de Pessoas com Deficiência nas Práticas Culturais de Esporte e Lazer; Lazer e Camadas Populares. 

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

REGIS FARIA, Marcos Paulo; DE OLIVEIRA, Iolanda; SIQUEIRA DE JESUS, Marcelo. A PRESENÇA DO PROFESSOR NEGRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MASCULINIDADE E RAÇA EM DEBATE. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 223–246, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20041. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20041. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Masculinidades nos espaços-tempos educacionais