Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Notícias
FURG
PPGEC
GESE
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio
v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio
Organizadoras: Vilma Nonato de Brício/UFP e Joyce Otânia Seixas Ribeiro/UFPA
Publicado:
25-01-2024
Expediente
Expediente
Joanalira Corpes Magalhães
1 - 4
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13938
Apresentação
Vilma Nonato de Brício , Joyce Otânia Seixas Ribeiro
5 - 8
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13946
Entrevista
Entrevista - Megg Rayara Gomes de Oliveira
Vilma Nonato de Brício
9 - 17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13947
Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio
DISCURSOS QUE INVENTAM CORPOS DISSIDENTES
DECISÕES JUDICIAIS CONSTITUINDO MULHERES TRANS
Taís Lima Vieira, Anderson Ferrari, Roney Polato de Castro
18 - 39
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13499
“O QUE AS PESSOAS ACHAM DE NÃO-BINÁRIOS?”: DISPUTAS REPRESENTACIONAIS E COMENTÁRIOS DE ÓDIO NO YOUTUBE
Manoela de Calazans Gonçalves, Bianca Salazar Guizzo
40 - 65
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13539
“TU NÃO TÁ VENDO QUE A SORA É SAPATONA?”:
CARREIRA DOCENTE, CULTURA ESCOLAR E APRENDIZAGENS EM TORNO DE GÊNERO E SEXUALIDADE
Renata Cieslak, Fernando Seffner
66 - 91
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13574
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS E AVANÇO REACIONÁRIO: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO
Alexandre Bortolini
92 - 119
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13508
TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO
MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE
Anamaria Ladeira Pereira, Camila Santos Pereira, Fernando Pocahy
120 - 146
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13578
DISCURSO DE ÓDIO E REPRESENTAÇÕES DE CORPOS DE MULHERES GORDAS NO YOUTUBE
UMA ANÁLISE DOS CANAIS “TÁ QUERIDA” E “ALEXANDRISMOS”
Kamyla Stanieski Dias, Daniela Ripoll
147 - 176
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13557
RESISTÊNCIAS POLÍTICO-EDUCACIONAIS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES DISSIDENTES NAS OCUPAÇÕES ESCOLARES
Marcielly Cristina Moresco
177 - 198
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13565
TRANSEXUALIDADE NA ESCOLA
UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A PRODUÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA RECENTE
Maria Eduarda Castelhano de Campos, Fabiane Ferreira da Silva, Alinne de Lima Bonetti
199 - 220
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13505
CAMINHOS EM BUSCA DE UM NOME:
ATRAVESSAMENTOS NA VIDA DE SUJEITOS TRANS
Luis Felipe Hatje, Joanalira Corpes Magalhães, Paula Regina Costa Ribeiro
221 - 245
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13490
O DISCURSO DE ÓDIO EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE:
BARREIRAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA EM PROL DAS (DES)IDENTIDADES DISSIDENTES.
William Roslindo Paranhos
246 - 265
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13623
IDENTIDADE MORAL E EXPRESSÃO DE GÊNERO EM DESENHOS ARTÍSTICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Marcos Sardá-Vieira, Márcio Luiz Bess, Vando Ferreira Lopes
266 - 292
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13606
A POTÊNCIA DA REPRESENTATIVIDADE DE UMA ARIEL NEGRA: A CORPOREIDADE NEGRA COMO TERRITÓRIOS DE DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO
Olívia Pereira Tavares
293 - 316
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13609
A FALSA UTOPIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”:
INTERCURSOS ENTRE A OBRA “O DOADOR DE MEMÓRIAS” E OS PROJETOS DE LEI Nº 867/2015 E Nº 193/2016.
José Wilker Machado Quaresma, Rafael Barreto Lima, Gerlane da Silva Ferreira
317 - 344
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13614
O DISCURSO DE ÓDIO NO BRASIL DO AGORA
ANALISANDO OS ECOS DO NEGACIONISMO CIENTÍFICO E A LGBTIFOBIA COMO UMA POLÍTICA DE ESTADO
Fabio Alves Gomes de Oliveira, Renato Amantino Pereira
345 - 373
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13596
REFLEXÃO SOBRE OS SABERES DE PROFESSORES(AS) DO INTERIOR DO SUDOESTE PAULISTA ACERCA DA DIVERSIDADE SEXUAL NO CENÁRIO PEDAGÓGICO
Gabriel Batista Mota, Renata Maria Coimbra
374 - 401
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13588
ENEGRECENDO - A POTENCIALIDADE DE IMAGENS NEGRAS POSITIVADAS NA SÉRIE SEX EDUCATION (2019)
Andrey Gabriel Souza da Cruz, João Paulo Baliscei
402 - 420
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13555
A POTÊNCIA DO CONCEITO DE SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO PARA PENSAR AS VIVÊNCIAS TRAVESTIS NA ESCOLA: TRILHAS INICIAIS
Guilherme José Parisi Dias
421 - 442
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13558
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E INTERSECCIONALIDADE: MULHERES NEGRAS E IDOSAS, TRABALHADORAS E ESTUDANTES
Ludimila Bastos, Carmem Eiterer
443 - 465
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13510
DISCURSOS DE UNIVERSITÁRIOS FRENTE À REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA UNIVERSIDADE
Marcos Antonio Batista da Silva
466 - 487
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13489
Diversidade em Debate
LIMITES, NEGAÇÃO E CONTRATO:
O QUE OS DISCURSOS JUVENIS NOS DIZEM SOBRE CONSENTIMENTO
Glaucia Marques Xavier, Tatiana Souza de Camargo
488 - 518
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13554
SENTIDOS ATRIBUÍDOS À "CURA GAY" POR ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM DIREITO: RESSONÂNCIAS DO ENSINO JURÍDICO
Túlio Vinícius Andrade Souza, Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas
519 - 544
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13527
O DISCURSO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE ATLETAS TRANS NO ESPORTE
Mariana Carvalho dos Santos, Rafael Marques Garcia, Thiago Camargo Iwamoto, Erik Giuseppe Barbosa Pereira
545 - 573
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13281
BULLYING, PRECONCEITO E VIOLÊNCIA LGBTQIA+FÓBICA EM AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Maria Cristina Cavalcanti Araújo, Jeam, Rebecka de França, José Carlos
574 - 614
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13266
“ME NOMEARAM VIADO”
DISCURSOS SOBRE INFANCIAS DISSIDENTES
André Luíz Coutinho Vicente
615 - 641
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.12935
EDUCAÇÃO EM GÊNERO E SEXUALIDADE: UM DIREITO CONSTITUCIONAL
Amanda de Mendonça , Fernanda Moura, Renata Aquino
642 - 667
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.12929
ESCREVIVÊNCIAS DAS JUVENTUDES NEGRAS E LGBTQI+
FONTES EDUCATIVAS PARA REINVENTAR ESCOLAS E DOCÊNCIAS
Francisco André Martins, Cirlene Sousa, Liliane Souza
668 - 694
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.12548
O GÊNERO NEUTRO:PINTANDO O PORTUGUÊS PARA A LUTA
Mauro Simões de Santana
695 - 710
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13208
Espaços Educativos
REPRESENTAÇÃO E REPRESENTATIVADE FEMININAS NA LITERATURA CIENTÍFICA SOBRE A SÉRIE DOCTOR WHO: REVISÃO INTEGRATIVA
Laíne Lopes da Silva, Claudiene Santos
711 - 738
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13038
ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS
UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Milena de Souza Barbosa, Jade Milena Fonseca de Miranda , Sônia Bessa
739 - 756
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13205
Cotidiano da Escola
MULHERES CIENTISTAS: UM VARAL DE HISTÓRIAS E PROTAGONISMOS
Emilson Braga Santana, Aline Terezinha Walczak, Fabiane Ferreira da Silva
757 - 771
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13058
DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES
Camila Moura Cardilo
772 - 790
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.12522
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários