v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio

					Visualizar v. 9 n. 2 (2021):  Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio

 

Organizadoras: Vilma Nonato de Brício/UFP e Joyce Otânia Seixas Ribeiro/UFPA

Publicado: 25-01-2024

Expediente

  • Expediente

    Joanalira Corpes Magalhães
    1 - 4
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13938
  • Apresentação

    Vilma Nonato de Brício , Joyce Otânia Seixas Ribeiro
    5 - 8
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13946

Entrevista

  • Entrevista - Megg Rayara Gomes de Oliveira

    Vilma Nonato de Brício
    9 - 17
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13947

Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio

  • DISCURSOS QUE INVENTAM CORPOS DISSIDENTES DECISÕES JUDICIAIS CONSTITUINDO MULHERES TRANS

    Taís Lima Vieira, Anderson Ferrari, Roney Polato de Castro
    18 - 39
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13499
  • “O QUE AS PESSOAS ACHAM DE NÃO-BINÁRIOS?”: DISPUTAS REPRESENTACIONAIS E COMENTÁRIOS DE ÓDIO NO YOUTUBE

    Manoela de Calazans Gonçalves, Bianca Salazar Guizzo
    40 - 65
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13539
  • “TU NÃO TÁ VENDO QUE A SORA É SAPATONA?”: CARREIRA DOCENTE, CULTURA ESCOLAR E APRENDIZAGENS EM TORNO DE GÊNERO E SEXUALIDADE

    Renata Cieslak, Fernando Seffner
    66 - 91
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13574
  • MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS E AVANÇO REACIONÁRIO: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO

    Alexandre Bortolini
    92 - 119
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13508
  • TRÂNSITOS DISSIDENTES EM TEMPOS DE ÓDIO MODOS DE PENSAR-PRATICAR O PRESENTE

    Anamaria Ladeira Pereira, Camila Santos Pereira, Fernando Pocahy
    120 - 146
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13578
  • DISCURSO DE ÓDIO E REPRESENTAÇÕES DE CORPOS DE MULHERES GORDAS NO YOUTUBE UMA ANÁLISE DOS CANAIS “TÁ QUERIDA” E “ALEXANDRISMOS”

    Kamyla Stanieski Dias, Daniela Ripoll
    147 - 176
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13557
  • RESISTÊNCIAS POLÍTICO-EDUCACIONAIS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES DISSIDENTES NAS OCUPAÇÕES ESCOLARES

    Marcielly Cristina Moresco
    177 - 198
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13565
  • TRANSEXUALIDADE NA ESCOLA UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A PRODUÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA RECENTE

    Maria Eduarda Castelhano de Campos, Fabiane Ferreira da Silva, Alinne de Lima Bonetti
    199 - 220
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13505
  • CAMINHOS EM BUSCA DE UM NOME: ATRAVESSAMENTOS NA VIDA DE SUJEITOS TRANS

    Luis Felipe Hatje, Joanalira Corpes Magalhães, Paula Regina Costa Ribeiro
    221 - 245
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13490
  • O DISCURSO DE ÓDIO EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE: BARREIRAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA EM PROL DAS (DES)IDENTIDADES DISSIDENTES.

    William Roslindo Paranhos
    246 - 265
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13623
  • IDENTIDADE MORAL E EXPRESSÃO DE GÊNERO EM DESENHOS ARTÍSTICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

    Marcos Sardá-Vieira, Márcio Luiz Bess, Vando Ferreira Lopes
    266 - 292
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13606
  • A POTÊNCIA DA REPRESENTATIVIDADE DE UMA ARIEL NEGRA: A CORPOREIDADE NEGRA COMO TERRITÓRIOS DE DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO

    Olívia Pereira Tavares
    293 - 316
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13609
  • A FALSA UTOPIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”: INTERCURSOS ENTRE A OBRA “O DOADOR DE MEMÓRIAS” E OS PROJETOS DE LEI Nº 867/2015 E Nº 193/2016.

    José Wilker Machado Quaresma, Rafael Barreto Lima, Gerlane da Silva Ferreira
    317 - 344
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13614
  • O DISCURSO DE ÓDIO NO BRASIL DO AGORA ANALISANDO OS ECOS DO NEGACIONISMO CIENTÍFICO E A LGBTIFOBIA COMO UMA POLÍTICA DE ESTADO

    Fabio Alves Gomes de Oliveira, Renato Amantino Pereira
    345 - 373
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13596
  • REFLEXÃO SOBRE OS SABERES DE PROFESSORES(AS) DO INTERIOR DO SUDOESTE PAULISTA ACERCA DA DIVERSIDADE SEXUAL NO CENÁRIO PEDAGÓGICO

    Gabriel Batista Mota, Renata Maria Coimbra
    374 - 401
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13588
  • ENEGRECENDO - A POTENCIALIDADE DE IMAGENS NEGRAS POSITIVADAS NA SÉRIE SEX EDUCATION (2019)

    Andrey Gabriel Souza da Cruz, João Paulo Baliscei
    402 - 420
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13555
  • A POTÊNCIA DO CONCEITO DE SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO PARA PENSAR AS VIVÊNCIAS TRAVESTIS NA ESCOLA: TRILHAS INICIAIS

    Guilherme José Parisi Dias
    421 - 442
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13558
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E INTERSECCIONALIDADE: MULHERES NEGRAS E IDOSAS, TRABALHADORAS E ESTUDANTES

    Ludimila Bastos, Carmem Eiterer
    443 - 465
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13510
  • DISCURSOS DE UNIVERSITÁRIOS FRENTE À REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA UNIVERSIDADE

    Marcos Antonio Batista da Silva
    466 - 487
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13489

Diversidade em Debate

  • LIMITES, NEGAÇÃO E CONTRATO: O QUE OS DISCURSOS JUVENIS NOS DIZEM SOBRE CONSENTIMENTO

    Glaucia Marques Xavier, Tatiana Souza de Camargo
    488 - 518
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13554
  • SENTIDOS ATRIBUÍDOS À "CURA GAY" POR ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM DIREITO: RESSONÂNCIAS DO ENSINO JURÍDICO

    Túlio Vinícius Andrade Souza, Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas
    519 - 544
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13527
  • O DISCURSO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE ATLETAS TRANS NO ESPORTE

    Mariana Carvalho dos Santos, Rafael Marques Garcia, Thiago Camargo Iwamoto, Erik Giuseppe Barbosa Pereira
    545 - 573
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13281
  • BULLYING, PRECONCEITO E VIOLÊNCIA LGBTQIA+FÓBICA EM AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

    Maria Cristina Cavalcanti Araújo, Jeam, Rebecka de França, José Carlos
    574 - 614
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13266
  • “ME NOMEARAM VIADO” DISCURSOS SOBRE INFANCIAS DISSIDENTES

    André Luíz Coutinho Vicente
    615 - 641
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.12935
  • EDUCAÇÃO EM GÊNERO E SEXUALIDADE: UM DIREITO CONSTITUCIONAL

    Amanda de Mendonça , Fernanda Moura, Renata Aquino
    642 - 667
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.12929
  • ESCREVIVÊNCIAS DAS JUVENTUDES NEGRAS E LGBTQI+ FONTES EDUCATIVAS PARA REINVENTAR ESCOLAS E DOCÊNCIAS

    Francisco André Martins, Cirlene Sousa, Liliane Souza
    668 - 694
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.12548
  • O GÊNERO NEUTRO:PINTANDO O PORTUGUÊS PARA A LUTA

    Mauro Simões de Santana
    695 - 710
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13208

Espaços Educativos

  • REPRESENTAÇÃO E REPRESENTATIVADE FEMININAS NA LITERATURA CIENTÍFICA SOBRE A SÉRIE DOCTOR WHO: REVISÃO INTEGRATIVA

    Laíne Lopes da Silva, Claudiene Santos
    711 - 738
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13038
  • ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Milena de Souza Barbosa, Jade Milena Fonseca de Miranda , Sônia Bessa
    739 - 756
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13205

Cotidiano da Escola

  • MULHERES CIENTISTAS: UM VARAL DE HISTÓRIAS E PROTAGONISMOS

    Emilson Braga Santana, Aline Terezinha Walczak, Fabiane Ferreira da Silva
    757 - 771
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13058
  • DANÇA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA JUVENTUDE, DIVERSIDADE E POSSIBILIDADES

    Camila Moura Cardilo
    772 - 790
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i2.12522