ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS

UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Milena de Souza Barbosa Universidade Estadual de Goiás, Formosa-GO, Brasil
  • Jade Milena Fonseca de Miranda Universidade Estadual de Goiás, Formosa-GO, Brasil
  • Sônia Bessa Universidade Estadual de Goiás, Formosa-GO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13205

Resumo

Este artigo objetiva averiguar como as representações de gênero se manifestam na configuração das relações sociais dos estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo de delineamento qualitativo descritivo, do qual participaram 36 estudantes de uma escola municipal na região de Formosa – GO, Brasil. Como instrumentos, foram utilizadas uma entrevista aberta semiestruturada e duas histórias-estímulo, abordando-se o cenário dos super-heróis e das super-heroínas para favorecer a coleta e análise das perspectivas das crianças sobre o assunto. Os resultados indicaram que, mesmo com a personalidade e subjetividade em desenvolvimento, as crianças apresentam crenças sustentadas em estereótipos de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

Barbosa, M. de S. ., Miranda , J. M. F. de ., & Bessa, S. (2024). ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS: UM ESTUDO REALIZADO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Diversidade E Educação, 9(2), 739–756. https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13205