O DISCURSO DE ÓDIO EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE:

BARREIRAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA EM PROL DAS (DES)IDENTIDADES DISSIDENTES.

Autores

  • William Roslindo Paranhos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13623

Resumo

Tempos de pós-verdade. Tempos em que o ódio é incutido no discurso e torna-se verdade. Este é o panorama que vivenciamos no Brasil de 2021 e que atinge todas as pessoas que nele vivem (mesmo aquelas que não percebem). As identidades dissidentes do padrão cisheteronormativo, por sua vez, são atacadas de forma ainda mais expressiva, junto de outras minorias, haja vista serem compreendidas como aquelas que vão contra à natureza ou à norma estabelecida. O presente artigo objetiva trazer reflexões e problematizações acerca do cenário atual baseando-se em uma autoetnografia desenhada sobre uma situação vivida pela pessoa autora. Verificou-se que a disseminação de ódio está banalizada mas que, mesmo ao utilizar de práticas violentas, ainda não é compreendido pelas pessoas como tal, o que, por si só, surge como uma grande barreira ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico que opere em prol da educação cidadã, pela diversidade e não opressora.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Roslindo Paranhos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo PPGEGC da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (aprovado com Louvor). Atualmente é pesquisador do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (Comovi - UFSC/CNPq) e do Grupo Afrodite - Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades (UFSC/CNPq) em temáticas relacionadas às Diversidades e Interseccionalidades, Diversidades nas Organizações, Sexualidades, Organizações Saudáveis e Integralidade Humana. Especialista em Estudos de Gênero e Diversidade na Escola, também pela UFSC. Cursa o Professional Self Coaching (180h) pelo Instituto Brasileiro de Coaching, e possui formação em Análise Comportamental pela mesma instituição. Professor conteudista da Universidade do Extremo Sul Catarinense e da Laureate International Universities, onde também atua como parecerista e produtor de planos de ensino para pós-graduação. Professor da Unisociesc, atuando como professor/mentor das disciplinas de Projeto Interdisciplinar e LAI - Laboratório de Aprendizagem Integrada (desenvolvimento de habilidades socioemocionais - Soft Skills). Especialista de Ensino do SENAI/SC. Atua como consultor, palestrante e formador para organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Possui experiência nas áreas de: integralidade humana, diversidades na escola, diversidades nas organizações, sexualidades, organizações saudáveis, interseccionalidades, soft skills e formação docente. É autor de capítulos de livros e artigos em anais de eventos e periódicos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2024-01-25

Como Citar

Roslindo Paranhos, W. (2024). O DISCURSO DE ÓDIO EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE:: BARREIRAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA EM PROL DAS (DES)IDENTIDADES DISSIDENTES. Diversidade E Educação, 9(2), 246–265. https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13623

Edição

Seção

Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio