EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E INTERSECCIONALIDADE: MULHERES NEGRAS E IDOSAS, TRABALHADORAS E ESTUDANTES

Autores

  • Ludimila Bastos UFMG
  • Carmem Eiterer UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13510

Resumo

O texto apresenta análise de dados produzidos no âmbito de pesquisa de doutoramento. A pesquisa de natureza qualitativa apoia-se em entrevistas semi-estruturadas. As autoras que dão suporte as análises são principalmente Hirata (2010), Collins (2019), Bairros (1995).Discute-se a interseccionalidade como ferramenta analítica essencial para compreender as especificidades da educanda matriculada nesta modalidade de ensino. Considera-se especialmente os desafios colocados pela atuação no mundo do trabalho à partir de ocupações pouco especializadas como a de empregada doméstica. Constata-se que os atravessamentos sociais colocam estas sujeitas em situações de assimetrias de poder que se mostram obstáculos a sua frequência à escola.

 

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos; interseccionalidade; gênero; raça; trabalho.

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Biografia do Autor

Carmem Eiterer, UFMG

Pedagoga, mestre e doutora em educação pela UFMG

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

BASTOS, Ludimila; EITERER, Carmem. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E INTERSECCIONALIDADE: MULHERES NEGRAS E IDOSAS, TRABALHADORAS E ESTUDANTES. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 443–465, 2024. DOI: 10.14295/de.v9i2.13510. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13510. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio