EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E INTERSECCIONALIDADE: MULHERES NEGRAS E IDOSAS, TRABALHADORAS E ESTUDANTES

Auteurs-es

  • Ludimila Bastos UFMG
  • Carmem Eiterer UFMG

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13510

Résumé

O texto apresenta análise de dados produzidos no âmbito de pesquisa de doutoramento. A pesquisa de natureza qualitativa apoia-se em entrevistas semi-estruturadas. As autoras que dão suporte as análises são principalmente Hirata (2010), Collins (2019), Bairros (1995).Discute-se a interseccionalidade como ferramenta analítica essencial para compreender as especificidades da educanda matriculada nesta modalidade de ensino. Considera-se especialmente os desafios colocados pela atuação no mundo do trabalho à partir de ocupações pouco especializadas como a de empregada doméstica. Constata-se que os atravessamentos sociais colocam estas sujeitas em situações de assimetrias de poder que se mostram obstáculos a sua frequência à escola.

 

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos; interseccionalidade; gênero; raça; trabalho.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Carmem Eiterer, UFMG

Pedagoga, mestre e doutora em educação pela UFMG

Téléchargements

Publié-e

2024-01-25

Comment citer

BASTOS, Ludimila; EITERER, Carmem. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E INTERSECCIONALIDADE: MULHERES NEGRAS E IDOSAS, TRABALHADORAS E ESTUDANTES. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 443–465, 2024. DOI: 10.14295/de.v9i2.13510. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13510. Acesso em: 6 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio