REFLEXÃO SOBRE OS SABERES DE PROFESSORES(AS) DO INTERIOR DO SUDOESTE PAULISTA ACERCA DA DIVERSIDADE SEXUAL NO CENÁRIO PEDAGÓGICO

Autores

  • Gabriel Batista Mota Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Renata Maria Coimbra Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13588

Resumo

O presente artigo teve como objetivo geral compreender as concepções e valores dos profissionais estaduais de educação atuantes em uma cidade de médio porte no interior sudoeste paulista sobre a diversidade sexual no ambiente escolar. A metodologia do trabalho se fundamentou na pesquisa qualitativa de natureza exploratória. Os instrumentos de coletas de dados foram o levantamento bibliográfico e a aplicação de um questionário on-line autoaplicável que foi respondido por 116 educadores. Como resultado, o estudo concluiu o escasso domínio dos docentes sobre a temática, além do pouco contato, habilidade e interesse pelo debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Batista Mota, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Graduado em Jornalismo (Unoeste/2016) e pós-graduado Lato Sensu em Docência e Gestão na Educação Superior (Unoeste/2018). Possui experiência em Jornalismo com ênfase em Educomunicação. Atualmente é graduando em Geografia (Unesp de Presidente Prudente), graduando em História (Unoeste), pós-graduando em Sexualidade (AVM Educacional) e Mestrando em Educação (Unesp de Marília), além de integrar os grupos de pesquisa ''Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca 'Florestan Fernandes''' (CEMOSi/Unesp de Presidente Prudente), ''Psicologias, Coletivos e Culturas Queer'' (PsiCUqueer/Unesp de Assis), ''Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade'' (GPED/Universidade Estadual do Paraná) e o "Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação" (NUDISE/Unesp de Marília). Atua na área de Educação, em especial em Educação Sexual, com ênfase em LGBTfobia, Masculinidades, Sexualidades, Educação-diversidade e Educomunicação/TICs.

Renata Maria Coimbra, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Renata Maria Coimbra tem Especialização ( MBA em Cinema-Documentário) pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2012-2014).Doutorado em Psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP) em 2003. Professora do Departamento de Educação UNESP / Presidente Prudente (Mestrado e Doutorado) ; Pós-doutorado na área da Sociologia da Infância, realizado no IEC - Universidade do Minho, sob a orientação do prof Dr Manuel Jacinto Sarmento (FAPESP) em Braga / Portugal (2005); e Pós-doutorado na Dalhousie University, Halifax, Canadá, sob supervisão de Michael Ungar (2008-2009). Realizou Pós-doutorado com o título "Figurações da Violência Sexual" na área de Comunicação Social (Cinema-documentário) na FAFICH da UFMG, sob a supervisão do prof Dr César Guimarães (2015-2017). Atua na área da Psicologia, com ênfase na Psicologia do Desenvolvimento Humano em situação de risco. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Exploração sexual, trabalho infantil, bullying, adolescentes em conflito com a Lei,situações de risco, indicadores de proteção, infância e adolescência, desenvolvimento humano, resiliência, educação, formação de professores e cinema.

Downloads

Publicado

2024-01-25

Como Citar

Batista Mota, G., & Maria Coimbra, R. (2024). REFLEXÃO SOBRE OS SABERES DE PROFESSORES(AS) DO INTERIOR DO SUDOESTE PAULISTA ACERCA DA DIVERSIDADE SEXUAL NO CENÁRIO PEDAGÓGICO. Diversidade E Educação, 9(2), 374–401. https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13588

Edição

Seção

Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio