SENTIDOS ATRIBUÍDOS À "CURA GAY" POR ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM DIREITO: RESSONÂNCIAS DO ENSINO JURÍDICO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13527Resumo
A partir de digressões sobre o modelo do ensino jurídico vigente no Brasil e, ainda, considerando os debates midiáticos, legislativos e o acionamento da esfera jurídica para tutelar encadeamentos da chamada “cura gay”, nosso objetivo foi problematizar a formação universitária em Direito, no que diz respeito às questões relacionadas à diversidade sexual e de gênero, verificando o grau de conhecimento de estudantes em relação ao projeto de lei 4931/2016, popularmente conhecido como “cura gay”, e como se posicionam em relação a ele. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo, através da aplicação de 200 questionários. Os resultados foram analisados através de uma perspectiva quanti-qualitativa, com foco na observação das categorias argumentativas emergentes. Entre os cinco eixos de concordância, doze categorias foram identificadas e analisadas. Consideramos, com isso, que é necessário, urgentemente, repensar a educação jurídica e seus compromissos com as questões sociais.
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