Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Notícias
FURG
PPGEC
GESE
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente
v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente
Publicado:
16-08-2020
Expediente
Expediente
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11863
Joanalira Corpes Magalhães
1-4
PDF
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11860
Maria Cláudia Dal’Igna, Renata Porcher Scherer
5-6
PDF
Entrevista
Entrevista
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11859
Claudia Pereira Vianna
7-24
PDF
Dossiê: Gênero, sexualidade e trabalho docente
TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO PARA A DESFEMINIZAÇÃO DA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11803
Maria Cláudia Dal'Igna, Renata Porcher Scherer
25-47
PDF
ENUNCIAÇÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11442
Mariane de Almeida Bahiana, Leandro Teofilo de Brito, Michele Pereira de Souza da Fonseca
48-69
PDF
“IDEOLOGIA DE GÊNERO” E ESCOLA SEM PARTIDO: DESAFIOS DO ENSINO DA SOCIOLOGIA NA POLÍTICA BRASILEIRA A PARTIR DOS EMBATES HEGEMÔNICOS EM TORNO DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11393
Silas Veloso de Paula Silva, Isabella Costa Alves Nara, Fernanda Gueiros Vidal Barreto
70-95
PDF
O TRABALHO DOCENTE E AS QUESTÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS NO NORTE DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11247
Amanda Emanuele Pereira Gonçalves, Carla Chagas Ramalho, José de Andrade Matos Sobrinho
96-126
PDF
QUANDO HÁ CENSURA EM ARTE CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES SOBRE A ARTE-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ANTIDISCRIMINATÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11206
Juliana Salles de Siqueira
127-143
PDF
DIREITOS HUMANOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: RESISTÊNCIAS PARA O TRABALHO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11443
Constantina Xavier Filha
144-161
PDF
AS (IM)POSSIBILIDADES DO TRABALHO COM DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL NA ESCOLA APÓS UM CURSO DE FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11436
Beatriz Rodrigues Lino dos Santos, Marcos Lopes de Souza
162-189
PDF
EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ATITUDES DE PROFESSORES DIANTE DE SITUAÇÕES PROJETIVAS ENVOLVENDO COMPORTAMENTOS SEXUAIS DE ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11307
Ana Claudia Bortolozzi, Teresa Vilaça
190-211
PDF
EDUCAÇÃO SEXUAL VAI AO CARIRI CEARENSE: ABORDAGENS E PROBLEMATIZAÇÕES NOS CURRÍCULOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11350
Elaine de Jesus Souza, Eugerbia Paula da Rocha
212-237
PDF
SEXUALIDADE NA SALA DE AULA: VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO - RS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11186
Fernando Albuquerque Luz, Leci Kaufmann
238-258
PDF
ABORDAGENS E PRÁTICAS LGBTQ INCLUSIVAS NAS ESCOLAS EM PORTUGAL: ENTRE A MARGINALIZAÇÃO, A DESORIENTAÇÃO E O ASSIMILACIONISMO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11402
Hugo Santos
259- 283
PDF
MARCAS DE UMA CULTURA LESBOFÓBICA EM NARRATIVAS DE DOCENTES LÉSBICAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11398
Camila Bonin Liebgott, Raquel Weiss
284-310
PDF
FORMAÇÃO DE MASCULINIDADES: ANÁLISE DAS RELAÇÕES PRESENTES EM UMA TURMA DE ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11426
Carol Corso von Eye, Heloísa Junqueira
311-338
PDF
AÇÃO DOCENTE E O DIÁLOGO INADIÁVEL SOBRE A DIVERSIDADE NA OBRA “A CONVERSA SOBRE GÊNERO NA ESCOLA”, DE MARCOS RIBEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11342
Edimauro Ramos
339-352
PDF
Diversidade em Debate
“A GENTE SE CUIDA, MAS NÃO CONTA PRA NINGUÉM”: UMA ANÁLISE SOBRE AS MASCULINIDADES EM UM FILME PUBLICITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.9680
Guilherme Gomes dos Santos, Ricardo Desidério da Silva
353-370
PDF
MANEIRAS OUTRAS DE SE VER E DE VER O OUTRO: RELAÇÕES DE GÊNERO NO SEGUNDO ANO NAS ETAPAS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE, MS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11425
Cristiane Pereira Lima, Léia Teixeira Lacerda
371-399
PDF
IDEOLOGIA DE GÊNERO E SEUS SENTIDOS: EMBATES HEGEMÔNICOS ACERCA DO ENSINO E DISCUSSÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.10914
Silas Veloso de Paula Silva
400-426
PDF
GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11160
Ramon Roberto de Jesus Barroso, Lana Claudia Macedo da Silva
427-451
PDF
Cotidiano da Escola
“CHAMEI OS DOIS E PERGUNTEI ABERTAMENTE, QUEM ERA O PAI E QUEM ERA A MÃE”: HOMOPARENTALIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11310
André Morando, Nadia Geisa Silveira de Souza, Paloma Nascimento dos Santos
452-472
PDF
MEMÓRIAS DE UMA CRIANÇA VIADA, REFLEXÕES DE UM PROFESSOR GAY: UM DEBATE SOBRE MASCULINIDADES HEGEMÔNICAS NO ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.9792
Felipe Aurélio Euzébio
473-491
PDF
“QUEBRANDO O GELO”: UTILIZAÇÃO DA CAIXA DE PERGUNTAS NA EDUCAÇÃO SEXUAL ESCOLAR DESCRITA POR UMA PESQUISA PARTICIPANTE
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11052
Lucas Aparecido Vizentim, Débora Raquel da Costa Milani
492-506
PDF
MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11345
Ana Carolina Favero, Larissa Izabelli Link da Silva, Joana Tatiele de Carvalho, Rúbia Emmel, Alexandre José Krul
507-528
PDF
QUEM PODE SER MERIDA? ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO DE GÊNERO E O EMPODERAMENTO FEMININO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11411
Jean Pablo Guimarães Rossi, Marcieli Babinski
529-544
PDF
PAIXÃO E DÚVIDAS: UM RELATO DAS ANGÚSTIAS VIVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL AO SE FALAR EM GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11416
Isis Marques Potes
545-558
PDF
Espaços Educativos
CORPO, GÊNERO, ENVELHECIMENTO E CULTURA VISUAL: a dança abrindo as fronteiras entre o possível e o inimaginável.
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11209
Anderson José de Oliveira, Neil Franco, Nayara Rios Cunha Salvador
559-576
PDF
ESCOLA, GÊNERO E ABJEÇÃO: DESDOBRAMENTOS A PARTIR DA ALEGORIA NA ANIMAÇÃO X-MEN EVOLUTION
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11366
Marco Aurélio de Carvalho, Paulo Rennes Marçal Ribeiro
577-593
PDF
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários