v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente

					Visualizar v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente
Publicado: 16-08-2020

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11863
    Joanalira Corpes Magalhães
    1-4
  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11860
    Maria Cláudia Dal’Igna, Renata Porcher Scherer
    5-6

Entrevista

  • Entrevista

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11859
    Claudia Pereira Vianna
    7-24

Dossiê: Gênero, sexualidade e trabalho docente

  • TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO PARA A DESFEMINIZAÇÃO DA DOCÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11803
    Maria Cláudia Dal'Igna, Renata Porcher Scherer
    25-47
  • ENUNCIAÇÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11442
    Mariane de Almeida Bahiana, Leandro Teofilo de Brito, Michele Pereira de Souza da Fonseca
    48-69
  • “IDEOLOGIA DE GÊNERO” E ESCOLA SEM PARTIDO: DESAFIOS DO ENSINO DA SOCIOLOGIA NA POLÍTICA BRASILEIRA A PARTIR DOS EMBATES HEGEMÔNICOS EM TORNO DA EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11393
    Silas Veloso de Paula Silva, Isabella Costa Alves Nara, Fernanda Gueiros Vidal Barreto
    70-95
  • O TRABALHO DOCENTE E AS QUESTÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS NO NORTE DE MINAS GERAIS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11247
    Amanda Emanuele Pereira Gonçalves, Carla Chagas Ramalho, José de Andrade Matos Sobrinho
    96-126
  • QUANDO HÁ CENSURA EM ARTE CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES SOBRE A ARTE-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ANTIDISCRIMINATÓRIA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11206
    Juliana Salles de Siqueira
    127-143
  • DIREITOS HUMANOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: RESISTÊNCIAS PARA O TRABALHO DOCENTE

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11443
    Constantina Xavier Filha
    144-161
  • AS (IM)POSSIBILIDADES DO TRABALHO COM DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL NA ESCOLA APÓS UM CURSO DE FORMAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11436
    Beatriz Rodrigues Lino dos Santos, Marcos Lopes de Souza
    162-189
  • EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ATITUDES DE PROFESSORES DIANTE DE SITUAÇÕES PROJETIVAS ENVOLVENDO COMPORTAMENTOS SEXUAIS DE ALUNOS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11307
    Ana Claudia Bortolozzi, Teresa Vilaça
    190-211
  • EDUCAÇÃO SEXUAL VAI AO CARIRI CEARENSE: ABORDAGENS E PROBLEMATIZAÇÕES NOS CURRÍCULOS ESCOLARES

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11350
    Elaine de Jesus Souza, Eugerbia Paula da Rocha
    212-237
  • SEXUALIDADE NA SALA DE AULA: VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO - RS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11186
    Fernando Albuquerque Luz, Leci Kaufmann
    238-258
  • ABORDAGENS E PRÁTICAS LGBTQ INCLUSIVAS NAS ESCOLAS EM PORTUGAL: ENTRE A MARGINALIZAÇÃO, A DESORIENTAÇÃO E O ASSIMILACIONISMO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11402
    Hugo Santos
    259- 283
  • MARCAS DE UMA CULTURA LESBOFÓBICA EM NARRATIVAS DE DOCENTES LÉSBICAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11398
    Camila Bonin Liebgott, Raquel Weiss
    284-310
  • FORMAÇÃO DE MASCULINIDADES: ANÁLISE DAS RELAÇÕES PRESENTES EM UMA TURMA DE ESCOLA PÚBLICA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11426
    Carol Corso von Eye, Heloísa Junqueira
    311-338
  • AÇÃO DOCENTE E O DIÁLOGO INADIÁVEL SOBRE A DIVERSIDADE NA OBRA “A CONVERSA SOBRE GÊNERO NA ESCOLA”, DE MARCOS RIBEIRO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11342
    Edimauro Ramos
    339-352

Diversidade em Debate

  • “A GENTE SE CUIDA, MAS NÃO CONTA PRA NINGUÉM”: UMA ANÁLISE SOBRE AS MASCULINIDADES EM UM FILME PUBLICITÁRIO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.9680
    Guilherme Gomes dos Santos, Ricardo Desidério da Silva
    353-370
  • MANEIRAS OUTRAS DE SE VER E DE VER O OUTRO: RELAÇÕES DE GÊNERO NO SEGUNDO ANO NAS ETAPAS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE, MS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11425
    Cristiane Pereira Lima, Léia Teixeira Lacerda
    371-399
  • IDEOLOGIA DE GÊNERO E SEUS SENTIDOS: EMBATES HEGEMÔNICOS ACERCA DO ENSINO E DISCUSSÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.10914
    Silas Veloso de Paula Silva
    400-426
  • GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11160
    Ramon Roberto de Jesus Barroso, Lana Claudia Macedo da Silva
    427-451

Cotidiano da Escola

  • “CHAMEI OS DOIS E PERGUNTEI ABERTAMENTE, QUEM ERA O PAI E QUEM ERA A MÃE”: HOMOPARENTALIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11310
    André Morando, Nadia Geisa Silveira de Souza, Paloma Nascimento dos Santos
    452-472
  • MEMÓRIAS DE UMA CRIANÇA VIADA, REFLEXÕES DE UM PROFESSOR GAY: UM DEBATE SOBRE MASCULINIDADES HEGEMÔNICAS NO ESPAÇO ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.9792
    Felipe Aurélio Euzébio
    473-491
  • “QUEBRANDO O GELO”: UTILIZAÇÃO DA CAIXA DE PERGUNTAS NA EDUCAÇÃO SEXUAL ESCOLAR DESCRITA POR UMA PESQUISA PARTICIPANTE

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11052
    Lucas Aparecido Vizentim, Débora Raquel da Costa Milani
    492-506
  • MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11345
    Ana Carolina Favero, Larissa Izabelli Link da Silva, Joana Tatiele de Carvalho, Rúbia Emmel, Alexandre José Krul
    507-528
  • QUEM PODE SER MERIDA? ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO DE GÊNERO E O EMPODERAMENTO FEMININO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11411
    Jean Pablo Guimarães Rossi, Marcieli Babinski
    529-544
  • PAIXÃO E DÚVIDAS: UM RELATO DAS ANGÚSTIAS VIVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL AO SE FALAR EM GÊNERO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11416
    Isis Marques Potes
    545-558

Espaços Educativos

  • CORPO, GÊNERO, ENVELHECIMENTO E CULTURA VISUAL: a dança abrindo as fronteiras entre o possível e o inimaginável.

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11209
    Anderson José de Oliveira, Neil Franco, Nayara Rios Cunha Salvador
    559-576
  • ESCOLA, GÊNERO E ABJEÇÃO: DESDOBRAMENTOS A PARTIR DA ALEGORIA NA ANIMAÇÃO X-MEN EVOLUTION

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11366
    Marco Aurélio de Carvalho, Paulo Rennes Marçal Ribeiro
    577-593