Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Notícias
FURG
PPGEC
GESE
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente
v. 8 n. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente
Publicado:
16-08-2020
Expediente
Expediente
Joanalira Corpes Magalhães
1-4
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11863
Apresentação
Maria Cláudia Dal’Igna, Renata Porcher Scherer
5-6
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11860
Entrevista
Entrevista
Claudia Pereira Vianna
7-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11859
Dossiê: Gênero, sexualidade e trabalho docente
TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO PARA A DESFEMINIZAÇÃO DA DOCÊNCIA
Maria Cláudia Dal'Igna, Renata Porcher Scherer
25-47
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11803
ENUNCIAÇÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO
Mariane de Almeida Bahiana, Leandro Teofilo de Brito, Michele Pereira de Souza da Fonseca
48-69
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11442
“IDEOLOGIA DE GÊNERO” E ESCOLA SEM PARTIDO: DESAFIOS DO ENSINO DA SOCIOLOGIA NA POLÍTICA BRASILEIRA A PARTIR DOS EMBATES HEGEMÔNICOS EM TORNO DA EDUCAÇÃO
Silas Veloso de Paula Silva, Isabella Costa Alves Nara, Fernanda Gueiros Vidal Barreto
70-95
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11393
O TRABALHO DOCENTE E AS QUESTÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS NO NORTE DE MINAS GERAIS
Amanda Emanuele Pereira Gonçalves, Carla Chagas Ramalho, José de Andrade Matos Sobrinho
96-126
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11247
QUANDO HÁ CENSURA EM ARTE CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES SOBRE A ARTE-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ANTIDISCRIMINATÓRIA
Juliana Salles de Siqueira
127-143
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11206
DIREITOS HUMANOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: RESISTÊNCIAS PARA O TRABALHO DOCENTE
Constantina Xavier Filha
144-161
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11443
AS (IM)POSSIBILIDADES DO TRABALHO COM DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL NA ESCOLA APÓS UM CURSO DE FORMAÇÃO
Beatriz Rodrigues Lino dos Santos, Marcos Lopes de Souza
162-189
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11436
EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ATITUDES DE PROFESSORES DIANTE DE SITUAÇÕES PROJETIVAS ENVOLVENDO COMPORTAMENTOS SEXUAIS DE ALUNOS
Ana Claudia Bortolozzi, Teresa Vilaça
190-211
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11307
EDUCAÇÃO SEXUAL VAI AO CARIRI CEARENSE: ABORDAGENS E PROBLEMATIZAÇÕES NOS CURRÍCULOS ESCOLARES
Elaine de Jesus Souza, Eugerbia Paula da Rocha
212-237
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11350
SEXUALIDADE NA SALA DE AULA: VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO - RS
Fernando Albuquerque Luz, Leci Kaufmann
238-258
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11186
ABORDAGENS E PRÁTICAS LGBTQ INCLUSIVAS NAS ESCOLAS EM PORTUGAL: ENTRE A MARGINALIZAÇÃO, A DESORIENTAÇÃO E O ASSIMILACIONISMO
Hugo Santos
259- 283
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11402
MARCAS DE UMA CULTURA LESBOFÓBICA EM NARRATIVAS DE DOCENTES LÉSBICAS
Camila Bonin Liebgott, Raquel Weiss
284-310
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11398
FORMAÇÃO DE MASCULINIDADES: ANÁLISE DAS RELAÇÕES PRESENTES EM UMA TURMA DE ESCOLA PÚBLICA
Carol Corso von Eye, Heloísa Junqueira
311-338
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11426
AÇÃO DOCENTE E O DIÁLOGO INADIÁVEL SOBRE A DIVERSIDADE NA OBRA “A CONVERSA SOBRE GÊNERO NA ESCOLA”, DE MARCOS RIBEIRO
Edimauro Ramos
339-352
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11342
Diversidade em Debate
“A GENTE SE CUIDA, MAS NÃO CONTA PRA NINGUÉM”: UMA ANÁLISE SOBRE AS MASCULINIDADES EM UM FILME PUBLICITÁRIO
Guilherme Gomes dos Santos, Ricardo Desidério da Silva
353-370
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.9680
MANEIRAS OUTRAS DE SE VER E DE VER O OUTRO: RELAÇÕES DE GÊNERO NO SEGUNDO ANO NAS ETAPAS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE, MS
Cristiane Pereira Lima, Léia Teixeira Lacerda
371-399
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11425
IDEOLOGIA DE GÊNERO E SEUS SENTIDOS: EMBATES HEGEMÔNICOS ACERCA DO ENSINO E DISCUSSÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO
Silas Veloso de Paula Silva
400-426
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.10914
GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO
Ramon Roberto de Jesus Barroso, Lana Claudia Macedo da Silva
427-451
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11160
Cotidiano da Escola
“CHAMEI OS DOIS E PERGUNTEI ABERTAMENTE, QUEM ERA O PAI E QUEM ERA A MÃE”: HOMOPARENTALIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
André Morando, Nadia Geisa Silveira de Souza, Paloma Nascimento dos Santos
452-472
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11310
MEMÓRIAS DE UMA CRIANÇA VIADA, REFLEXÕES DE UM PROFESSOR GAY: UM DEBATE SOBRE MASCULINIDADES HEGEMÔNICAS NO ESPAÇO ESCOLAR
Felipe Aurélio Euzébio
473-491
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.9792
“QUEBRANDO O GELO”: UTILIZAÇÃO DA CAIXA DE PERGUNTAS NA EDUCAÇÃO SEXUAL ESCOLAR DESCRITA POR UMA PESQUISA PARTICIPANTE
Lucas Aparecido Vizentim, Débora Raquel da Costa Milani
492-506
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11052
MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Ana Carolina Favero, Larissa Izabelli Link da Silva, Joana Tatiele de Carvalho, Rúbia Emmel, Alexandre José Krul
507-528
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11345
QUEM PODE SER MERIDA? ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO DE GÊNERO E O EMPODERAMENTO FEMININO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jean Pablo Guimarães Rossi, Marcieli Babinski
529-544
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11411
PAIXÃO E DÚVIDAS: UM RELATO DAS ANGÚSTIAS VIVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL AO SE FALAR EM GÊNERO
Isis Marques Potes
545-558
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11416
Espaços Educativos
CORPO, GÊNERO, ENVELHECIMENTO E CULTURA VISUAL: a dança abrindo as fronteiras entre o possível e o inimaginável.
Anderson José de Oliveira, Neil Franco, Nayara Rios Cunha Salvador
559-576
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11209
ESCOLA, GÊNERO E ABJEÇÃO: DESDOBRAMENTOS A PARTIR DA ALEGORIA NA ANIMAÇÃO X-MEN EVOLUTION
Marco Aurélio de Carvalho, Paulo Rennes Marçal Ribeiro
577-593
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11366
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários