EDUCAÇÃO SEXUAL VAI AO CARIRI CEARENSE: ABORDAGENS E PROBLEMATIZAÇÕES NOS CURRÍCULOS ESCOLARES

Autores

  • Elaine de Jesus Souza Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores (IFE) na Universidade Federal do Cariri (UFCA) http://orcid.org/0000-0003-3931-0025
  • Eugerbia Paula da Rocha Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11350

Resumo

A Educação Sexual constitui um campo transdisciplinar que abrange discursos sobre sexualidade e gênero entremeados na cultura e relações de poder. O objetivo foi problematizar o/s modo/s de incorporação (ou não) da Educação Sexual nos currículos escolares, a partir da análise dos discursos acerca das temáticas sexualidade e gênero. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em cinco escolas públicas nos munícipios de Brejo Santo-CE e Porteiras-CE; aqui analisaremos as entrevistas semiestruturadas de dez docentes por meio da análise foucaultiana do discurso. Os resultados ressaltam que a maioria dos/as docentes não aborda, de forma contínua e planejada, as temáticas da Educação Sexual, sobretudo em decorrência da carência na formação docente aliada ao fundamentalismo religioso marcante no contexto sociocultural do cariri cearense. Assim, a partir dos enunciados, destacamos três categorias discursivas: biológica-higienista, religiosa-fundamentalista e sociocultural, que se articulam ao evidenciarem contradições, limites e possibilidades da Educação Sexual nos currículos escolares.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Sexual. Sexualidade. Gênero. Currículo.

 

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Biografia do Autor

Elaine de Jesus Souza, Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores (IFE) na Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora Adjunta do instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em Ciências Biológicas pela UFS. Monografia sobre Educação Sexual na escola. Dissertação sobre Diversidade Sexual e Homofobia na escola. Tese defendida no PPGEDU/UFRGS sobre Educação Sexual no currículo de licenciatura em Biologia. Experiência de 7 anos como professora de Educação Básica. Estuda as temáticas sexualidade, gênero e currículo na perspectiva dos Estudos Culturais Pós-estruturalistas. Membro do Grupo de Pesquisa Área de Educação em Ciências (GAEC/UFCA/CNPq); Membro do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente, Biodiversidade e Ensino (MABE/UFCA/CNPq); Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Estudos Culturais/GESEC/UFS/CNPq.

Eugerbia Paula da Rocha, Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática IFE/UFCA; Graduanda em Biologia no Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista de Pesquisa PRPI/UFCA.

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Publicado

2020-08-16

Como Citar

Souza, E. de J., & Rocha, E. P. da. (2020). EDUCAÇÃO SEXUAL VAI AO CARIRI CEARENSE: ABORDAGENS E PROBLEMATIZAÇÕES NOS CURRÍCULOS ESCOLARES. Diversidade E Educação, 8(1), 212–237. https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11350

Edição

Seção

Dossiê: Gênero, sexualidade e trabalho docente