EDUCAÇÃO SEXUAL VAI AO CARIRI CEARENSE: ABORDAGENS E PROBLEMATIZAÇÕES NOS CURRÍCULOS ESCOLARES

Authors

  • Elaine de Jesus Souza Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores (IFE) na Universidade Federal do Cariri (UFCA) http://orcid.org/0000-0003-3931-0025
  • Eugerbia Paula da Rocha Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11350

Abstract

A Educação Sexual constitui um campo transdisciplinar que abrange discursos sobre sexualidade e gênero entremeados na cultura e relações de poder. O objetivo foi problematizar o/s modo/s de incorporação (ou não) da Educação Sexual nos currículos escolares, a partir da análise dos discursos acerca das temáticas sexualidade e gênero. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em cinco escolas públicas nos munícipios de Brejo Santo-CE e Porteiras-CE; aqui analisaremos as entrevistas semiestruturadas de dez docentes por meio da análise foucaultiana do discurso. Os resultados ressaltam que a maioria dos/as docentes não aborda, de forma contínua e planejada, as temáticas da Educação Sexual, sobretudo em decorrência da carência na formação docente aliada ao fundamentalismo religioso marcante no contexto sociocultural do cariri cearense. Assim, a partir dos enunciados, destacamos três categorias discursivas: biológica-higienista, religiosa-fundamentalista e sociocultural, que se articulam ao evidenciarem contradições, limites e possibilidades da Educação Sexual nos currículos escolares.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Sexual. Sexualidade. Gênero. Currículo.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elaine de Jesus Souza, Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores (IFE) na Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora Adjunta do instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em Ciências Biológicas pela UFS. Monografia sobre Educação Sexual na escola. Dissertação sobre Diversidade Sexual e Homofobia na escola. Tese defendida no PPGEDU/UFRGS sobre Educação Sexual no currículo de licenciatura em Biologia. Experiência de 7 anos como professora de Educação Básica. Estuda as temáticas sexualidade, gênero e currículo na perspectiva dos Estudos Culturais Pós-estruturalistas. Membro do Grupo de Pesquisa Área de Educação em Ciências (GAEC/UFCA/CNPq); Membro do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente, Biodiversidade e Ensino (MABE/UFCA/CNPq); Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Estudos Culturais/GESEC/UFS/CNPq.

Eugerbia Paula da Rocha, Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática IFE/UFCA; Graduanda em Biologia no Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista de Pesquisa PRPI/UFCA.

References

BENEVIDES, Bruna. G.; NOGUEIRA, Sayonara Naider Bonfim. (Org.). Dossiê dos assassinatos e da violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2019. São Paulo: Expressão Popular, ANTRA, IBTE, 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: orientação sexual. Brasília: MEC/SEF, 1999.

BRITZMAN, Deborah. O que é essa coisa chamada amor. Identidade homossexual, educação e currículo. Educação e Realidade. v. 21, n.1, jan/jul.1996.

BRITZMAN, Deborah. A diferença em tom menor: algumas modulações da história da memória e da comunidade. In: WARE, Vron (Org.). Branquidade: identidade/e branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

COSTA, Marisa Vorraber. Currículo e política cultural. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 37-67.

DINIS, Nilson Fernandes. “Educação e diversidade sexual: interfaces Brasil/Canadá”. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 9, n. 18, p. 75-96, 2012.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Diversidade sexual: Subsídios para a compreensão e mudança de attitude. In: M. N. D. Figueiró. (Org.) Homossexualidade e Educação Sexual: Construindo o respeito à diversidade. Londrina: UEL, 2007, p.15-67.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, n. 114, p. 197-223, 2001.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault revoluciona a pesquisa em educação? Perspectiva, Florianópolis, v. 21, n. 2, 2003, p. 371-389.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a vontade do saber. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015a.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015b.

FURLANI, Jimena. Que bicho é esse? In: ______. O bicho vai pegar! – um olhar pós estruturalista à Educação Sexual a partir de livros paradidáticos infantis. Tese (doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

FURLANI, Jimena. Mitos e tabus da sexualidade humana: subsídios ao trabalho em educação sexual. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

FURLANI, Jimena. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

FURLANI, Jimena. Educação sexual: possibilidades didáticas. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 67-82.

FURLANI, Jimena. Existe “ideologia de gênero? Entrevista concedida a Andrea Dip. Publica, 30 ago. 2016. Disponível em: <https://apublica.org/2016/08/existe-ideologia-de-genero/>. Acesso em: abril de 2018.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. Ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 30-42.

HARAWAY, Donna. “Gênero” para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra. Cad. Pagu [online], n. 22, p. 201-246, 2004.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997. 179 p.

LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 25, n.2, 2000a.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In:______. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000b. p. 07-34.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann. Teorias e políticas de gênero: fragmentos de histórias e desafios atuais. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 57, n. 1, p. 13 -18, jan./fev. 2004.

MUGNAI, Priscila Vieira; MATSUKURA, Thelma Simões. Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 69 abr./jun. 2017.

NASCIMENTO, Leonardo. Qual ideologia de gênero? A emergência de uma teoria religiosa fundamentalista e seus impactos na democracia. Albuquerque – revista de história, v. 7, n. 13, p. 85-100, jan./jun. 2015.

NICHOLSON, Linda. Interpretando o gênero. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 8, n. 2, 2000.

PARAÍSO, Marlucy Alves (Org.). Pesquisas sobre currículos e culturas: temas, embates, problemas e possibilidades. Curitiba: Editora CRV, 2010.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. p. 25-47.

PARAÍSO, Marlucy Alves. A ciranda do currículo com gênero, poder e resistência. Currículo sem Fronteiras, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 388-415, set./dez. 2016.

PORTOCARRERO, Vera. As ciências da vida: de Canguilhem a Foucault. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009. 260 p.

ROCHA, Décio; DAHER, Maria Del Carmen; SANT'ANNA, Vera Lúcia de Albuquerque. A entrevista em situação de pesquisa acadêmica: reflexões numa perspectiva discursiva. Revista Polifonia, Cuiabá, n. 8, p. 161-180, 2004.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.

SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Corpo e sexualidade: experiências em salas de aula de ciências. Periódicus, Salvador, v. 1, p. 138-152, 2014.

SILVA JÚNIOR, Jonas Alves da. Rompendo a mordaça: representações Sociais de Professores e Professoras do Ensino Médio sobre homossexualidade (Tese de doutorado). São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 2010.

SILVA, Tomaz Tadeu. Teoria Cultural e Educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 73-102.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. 156 p.

SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A entrevista na pesquisa em Educação – uma arena de significados. In: COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007. p. 117-138.

SOUZA, Elaine de Jesus. Diversidade sexual e homofobia na escola: as representações Sociais de educadores/as da educação básica (Dissertação de Mestrado) São Cristóvão. Universidade Federal de Sergipe, 2015.

SOUZA, E. J. Educação sexual “além do biológico”: problematização dos discursos acerca de sexualidade e gênero no currículo de licenciatura em biologia. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

SOUZA, Elaine de Jesus; MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann; SANTOS, Claudiene. Educação Sexual no currículo de biologia: entre resistências e enfrentamentos à “ideologia de gênero”. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 2, p. 770-788, maio/ago. 2019.

VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e História: uma conexão radical. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 93-104.

VEIGA-NETO, Alfredo. Paradigmas? Cuidado com eles. In: COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007. p. 35-48.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos cultura

Published

2020-08-16

How to Cite

Souza, E. de J., & Rocha, E. P. da. (2020). EDUCAÇÃO SEXUAL VAI AO CARIRI CEARENSE: ABORDAGENS E PROBLEMATIZAÇÕES NOS CURRÍCULOS ESCOLARES. Diversidade E Educação, 8(1), 212–237. https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11350

Issue

Section

Dossiê: Gênero, sexualidade e trabalho docente