DIREITOS HUMANOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: RESISTÊNCIAS PARA O TRABALHO DOCENTE

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DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11443

Resumo

O artigo discute presenças e ausências dos direitos humanos no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, procurando saber como tal temática é enfocada no documento e que outros documentos legais e oficiais legitimam possíveis resistências para o trabalho docente com crianças. O documento foi lido em sua integralidade e mapeada a palavra ‘direitos humanos’ em seu texto em todas as disciplinas e eixos da Educação Infantil ao 5º. Ano do Ensino Fundamental, excetuando apenas a disciplina de Ensino Religioso, que não foi incluída nessa edição. Apesar do entendimento de que os direitos humanos possam perpassar muitos temas e conceitos curriculares, além da presença do seu termo, pretendeu-se observar como ele foi cunhado e priorizado no documento. O texto tem por propósito pensar sobre essas questões, especificamente nas resistências possíveis para legitimar o trabalho docente em instituições educativas com crianças.

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Biografia do Autor

Constantina Xavier Filha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul atuando na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação - CPAN/UFMS. Cursa o estágio de Pós-Doutorado em Educação pela UNIRIO com supervisão da Profa. Dra. Adriana Hoffmann. Pesquisadora nas áreas de Gênero, Sexualidades, Direitos Humanos, Educação para as Sexualidades. Desenvolve projetos de pesquisa e de extensão com crianças; produz filmes de animação com crianças em escolas públicas.

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Publicado

2020-08-16

Como Citar

Xavier Filha, C. (2020). DIREITOS HUMANOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: RESISTÊNCIAS PARA O TRABALHO DOCENTE. Diversidade E Educação, 8(1), 144–161. https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11443

Edição

Seção

Dossiê: Gênero, sexualidade e trabalho docente