MANEIRAS OUTRAS DE SE VER E DE VER O OUTRO: RELAÇÕES DE GÊNERO NO SEGUNDO ANO NAS ETAPAS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE, MS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11425Resumo
Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado que discute as relações de gênero entre meninas e meninos, buscando compreender como elas e eles se veem e veem o seu “Outro”. Para tanto, foram realizadas oficinas de desenhos, produção de narrativas e contação de história, por meio do texto literário, a fim de promover a discussão sobre as relações de alteridade entre o Eu e o Outro. As fontes foram as narrativas e os desenhos das crianças do segundo ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública, analisados na perspectiva da infância e do pós-estruturalismo. Os resultados evidenciam que as relações são permeadas de costumes, valores sociais e produzidas na cultura, oportunizando refletir sobre o que é ser menina e menino, as feminilidades e masculinidades, além de demonstrarem que essas relações vividas entre as crianças produzem subjetividades.
Downloads
Referências
BÉDARD, Nicole. Como interpretar os desenhos das crianças. São Paulo: Editora Isis, 2013.
BELINKY, Tatiana. Diversidade. São Paulo: FTD, 2014.
BRITZMAN, Deborah. Sexualidade e cidadania democrática. In: SILVA, Luiz Heron (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 154-171.
CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.
COGNET, Georges. Compreender e interpretar desenhos infantis. Tradução: Stephania Matousek. São Paulo: ed. Vozes, 2014.
COLE, Babette. A princesa Sabichona. São Paulo: Terramar, 2004.
COLE, Babette. Príncipe Cinderelo. São Paulo: Penguin, 1987.
FERRARI, Anderson. Diversidade sexual na escola: práticas cotidianas e ações pedagógicas. In: XAVIER FILHA, Constantina (Org.). Educação para a sexualidade, para a equidade de gênero e para a diversidade sexual. Campo Grande: Editora da UFMS, 2009, p. 99-110.
FERRARI, Anderson. Sexualidades, masculinidades, orientação sexual. In: XAVIER FILHA, Constantina (Org.). Sexualidades, gênero e diferenças na educação das infâncias. Campo Grande: Editora da UFMS, 2012, p. 117-129.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa. Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1977.
FURLANI, Jimena. Educação sexual na sala de aula – equidade de gênero, livre orientação e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. v. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
GARCIA. Paulo Sérgio.; BIZZO, Nélio. O Processo de Elaboração dos Planos Municipais de Educação na Região do Grande ABC. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 337-362, jan./mar. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edreal/v43n1/2175-6236-edreal-68702.pdf Acesso em: 02 jul 2020.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS – e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GOBBI, Márcia Aparecida. Lápis vermelho e de mulherzinha: desenho infantil, relações de gênero e educação infantil. 1997. 145f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252694>. Acesso em: 22 jul. 2018.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade e currículo. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (Orgs). Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008, p. 40-48.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A pedagogia do armário: heterossexismo e vigilância de gênero no cotidiano escolar. Educação On-Line (PUCRJ), v. 10, p. 64-83, 2012.
KRAMER, Sonia. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cad. Pesqui. [online]. 2002, n. 116, p. 41-59.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e máscaras. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
LIMA, Cristiane Pereira. As relações de gênero nos anos iniciais do Ensino Fundamental: práticas pedagógicas e vivências no cotidiano escolar. 2019. 124f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Mato Grosso Sul, Campo Grande, MS.
MEIRELES, Gabriela Silveira. Infância e poder: marcas das relações de gênero na escola. In: Seminário Corpo, Gênero, Sexualidade e Educação, 2008, Rio Grande, RS. Seminário Corpo, Gênero, Sexualidade e Educação. Rio Grande, RS, 2008.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa e CANDAU, Vera Maria. “Currículo, conhecimento e cultura”. In: MOREIRA, Antonio Flávio e ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo. Brasília: Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, nov. 2008, p.83-111.
QUINTEIRO, Jucirema. Infância e Educação na Sociologia: questões emergentes. In: MAFRA, Leila de Alvarenga; TURA, Maria de Lourdes Rangel (Orgs.). Sociologia para educadores. V. 1. 1 ed. Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2005, p. 137-166.
SALES, Lilian Silva. Isso (não) é coisa de menino! Construções de Gênero nas Brincadeiras Infantis: em uma escola na Amazônia. Seminário Nacional Sociedade, Corpo e Cultura, 2002, Vitória.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. Tradução Christine Rufino Dabat e Maria Betânia Ávila. Recife: SOS Corpo, 1995.
SILVA, Andréa Costa da; SIQUEIRA, V. H. F. Sexualidade na escola mediada pela literatura: apropriações docentes. In: 31ª Reunião Anual da ANPEd, 2008, Caxambu. 31ª Reunião Anual da ANPEd: Constituição Brasileira, Direitos Humanos e Educação, 2008.
SILVA, M. P. Quando o estranho é o professor: narrativas sobre sexualidade e o currículo de formação de professores. In: 30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2007, Caxambu. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Timbauba: Espaço livre, 2007, p. 1-18.
VANCE, Carole S. A Antropologia redescobre a sexualidade: um comentário teórico. In: PHYSIS – Revista de Saúde Coletiva, v. 5. n. 1, p.10-31 1995.
VIANNA, Cláudia. A feminização do magistério na educação básica e os desafios para a prática e a identidade coletiva docente. In: YANNOULAS, Silvia Cristina (Org.). Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações. Brasília: Editorial Abaré, 2013, p. 159-180.
VIANNA, Claudia; FINCO, Daniela. Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder. Cad. Pagu [online], 2009, n.33, p.265-283. ISSN 1809-4449. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332009000200010. Acesso em: 13 jul 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.