“QUEBRANDO O GELO”: UTILIZAÇÃO DA CAIXA DE PERGUNTAS NA EDUCAÇÃO SEXUAL ESCOLAR DESCRITA POR UMA PESQUISA PARTICIPANTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11052

Resumo

RESUMO
Abordar Educação Sexual no ambiente escolar pode causar temor e insegurança em professoras e professores, pelos mais diversos motivos. O tema, no entanto, é de inquestionável importância para o pleno desenvolvimento dos indivíduos, inclusive sua abordagem, direta e indireta, faz parte do rol de habilidades a serem desenvolvidas na Educação Básica, conforme propõe a Base Nacional Comum Curricular. A utilização de técnicas eficientes e adequadas à idade e ao nível de desenvolvimento em que alunas e alunos se encontram é imprescindível para o sucesso na abordagem do tema. Utilizando a pesquisa participante como instrumento metodológico de investigação qualitativa, este trabalho descreve detalhes de uma prática pedagógica e propõe aos profissionais da educação uma alternativa no desenvolimento do tema, a medida que observou-se sua interferência positiva no envolvimento e integração das alunas e alunos com os temas abordados, na apropriação de conceitos e na construção do conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Sexual. Metodologia de Ensino. Educação Básica.

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Biografia do Autor

Lucas Aparecido Vizentim, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP – Araraquara/SP – Brasil.

Mestrando em Educação Sexual – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP – Araraquara/SP – Brasil.

Débora Raquel da Costa Milani, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP – Araraquara/SP – Brasil.

Doutora em Educação Escolar – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP – Mestrado em Educação Sexual – Araraquara/SP – Brasil.

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Publicado

2020-08-16

Como Citar

Vizentim, L. A., & Milani, D. R. da C. (2020). “QUEBRANDO O GELO”: UTILIZAÇÃO DA CAIXA DE PERGUNTAS NA EDUCAÇÃO SEXUAL ESCOLAR DESCRITA POR UMA PESQUISA PARTICIPANTE. Diversidade E Educação, 8(1), 492–506. https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11052