“A GENTE SE CUIDA, MAS NÃO CONTA PRA NINGUÉM”: UMA ANÁLISE SOBRE AS MASCULINIDADES EM UM FILME PUBLICITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.9680Resumo
A existência de uma essência masculina é socialmente naturalizada, excluindo e ou depreciando tantas outras possibilidades. Neste cenário,empresas apropriam-se produzindo e reproduzindo esses valores, por vias midiáticas,onde são adaptados aos seus interesses. A publicidade é uma das ferramentas utilizadas nessa questão, buscando na cultura as representações para atingir simbolicamente o consumidor. Sendo assim,objetivou-se analisar um filme publicitário de produtos masculinos, promovendo reflexões sobre as masculinidades. Para tal, utilizou-seda pesquisa qualitativa descritiva em formato documental, sendo, os dados, analisados através da Análise Conteúdo, na modalidade Temática. Assim, resultaram quatro eixos temáticos: 1) Masculinidades e Consumo; 2) Masculinidades em Imagens; 3) Masculinidades e Áudio; e 4) Elementos Pró-Masculinidades. Por fim, considera-se que as produções publicitárias além de produzir e reproduzir sentidos, também criam possibilidades para transformá-los, sendo possíveis recursos para atividades em Educação Sexual.
Downloads
Referências
ALMAPBBDO. Nova campanha de O Boticário mostra como os homens se cuidam: Novos produtos para facilitar a rotina de cuidados dos homens. Disponível em: https://www.almapbbdo.com.br/pt/trabalhos/nova-campanha-de-o-boticario-mostra-como-os-homens-se-cuidam+85. Acesso em: 12 out. 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro Lisboa. Lisboa: Edições 70, 2007.
BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. 11ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do ‘sexo’. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 151-172.
CONNELL, Robert W.; MESSERSCHMIDT, James W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 241-282, 2013.
COSTA, Syvoney; RODRIGUES, Rosiane; LAURIVANIA, Barbosa; SILVA, Jaílson O.; BRANDÃO, José Odinilson de C.; MEDEIROS, Caroline S. Q. CÂNCER DE PÊNIS: EPDEMIOLOFIA E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO. Cadernos de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde Facipe: Recife, v. 1, n.2, p. 23-33. nov. 2013.
COSTA-JÚNIOR, Florêncio M. MASCULINIDADES, CLASSE SOCIAL E ETNIA: DISCUTINDO AS DESIGUALDADES EM SAÚDE NO CENÁRIO BRASILEIRO. ISSN 1646-6977. 2014. Disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0790.pdf>. Acessado em 14 out. 2018.
GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa Vesus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília, Vol. 22 n. 2, p. 201-210, mai.-ago. 2006.
JANUÁRIO, Soraya Barreto. Masculinidades em (re)construção: Gênero , Corpo e Publicidade. Covilhã: Labcom.ifp, 2016.
JANUÁRIO, Soraia Bernardino Barreto, CASCAIS, António. “O corpo masculino na publicidade: Uma discussão contemporânea”. Revista Comunicação e Sociedade, 21, p135-148. 2012.
KRIPKA, Rosana Maria L; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de L. Pesquisa Documental: considerações sobre conceitos e características na Pesquisa Qualitativa. ATAS - Investigação Qualitativa em Educação, v.2, p. 243-247. CIAIQ2015.
NALINI, Lauro E. G.; CARDOSO, Michel de M.; CUNHA, Sinthia R. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UMA INTRODUÇÃO AO BEHAVIORAL PERSPECTIVE MODEL (BPM). FRAGMENTOS DE CULTURA, Goiânia, v. 23, n. 4, p. 489-505, out./dez. 2013.
PITANGA, Carolina V. PRODUÇÕES DISCURSIVAS EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS: Gênero e interseccionalidades. Tese de Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão. 2017.
POSTINGUEL, Danilo. Ogro com cheiro de cabra macho: a permanência imagética de uma masculinidade na comunicação publicitária. Cultura Midiática. Paraíba, Ano X, n. 19, p.152-168. Jul.- dez. 2017.
SILVA, Ricardo Desidério. Educação Áudio Visual da Sexualidade: olhares a partir do Kit Anti-Homofobia. Tese de Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Faculdade de Ciências e Letras) campus de Araraquara. 2015.
SILVA, Sérgio G. A crise da Masculinidade: Uma Crítica à Identidade de Gênero e à Literatura Masculinista. PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 26 (1), 118-131, 2006.
TEIXEIRA, Filomena; MARQUES, Fernando M. O corpo em cena: género e sexo na (publi)cidade. In: DESIDÉRIO, Ricardo. Sexualidade, educação e mídias: novos olhares, novas práticas. 1. ed. Londrina: Eduel, 2016. p. 181-196.
URQUIZA, Marconi de A.; MARQUES, Denilson B. Análise de conteúdo em termos de Bardin aplicada à comunicação corporativa sob o signo de uma abordagem teórico-empírica. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 1, p. 115-144, jan./jun. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.