“A GENTE SE CUIDA, MAS NÃO CONTA PRA NINGUÉM”: UMA ANÁLISE SOBRE AS MASCULINIDADES EM UM FILME PUBLICITÁRIO

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DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v8i1.9680

Resumen

A existência de uma essência masculina é socialmente naturalizada, excluindo e ou depreciando tantas outras possibilidades. Neste cenário,empresas apropriam-se produzindo e reproduzindo esses valores, por vias midiáticas,onde são adaptados aos seus interesses. A publicidade é uma das ferramentas utilizadas nessa questão, buscando na cultura as representações para atingir simbolicamente o consumidor. Sendo assim,objetivou-se analisar um filme publicitário de produtos masculinos, promovendo reflexões sobre as masculinidades. Para tal, utilizou-seda pesquisa qualitativa descritiva em formato documental, sendo, os dados, analisados através da Análise Conteúdo, na modalidade Temática. Assim, resultaram quatro eixos temáticos: 1) Masculinidades e Consumo; 2) Masculinidades em Imagens; 3) Masculinidades e Áudio; e 4) Elementos Pró-Masculinidades. Por fim, considera-se que as produções publicitárias além de produzir e reproduzir sentidos, também criam possibilidades para transformá-los, sendo possíveis recursos para atividades em Educação Sexual.

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Biografía del autor/a

Guilherme Gomes dos Santos, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Psicólogo com ênfase em Relacionamentos Amorosos, Sexualidade e Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Pós-graduando stricto senso em Educação Sexual na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Câmpus de Araraquara).

Ricardo Desidério da Silva

Doutor e Pós-doutor em Educação Escolar na linha de pesquisa em Sexualidade, Cultura e Educação Sexual pela UNESP/Araraquara. Pedagogo e também Licenciado em Ciências e Matemática. Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual de Maringá-PR. Pesquisador nos Grupos SexualidadeVida/USP-CNPq, EDUSEX-Formação de Educadores e Educação Sexual (UDESC) e Grupo de pesquisa sobre educação e sexualidade- GEPEX (UNIOESTE). É avaliador do MEC/INEP para os cursos de Pedagogia, consultor de matérias para o site UOL/Mulher/Comportamento; foi professor de Ciências e Matemática na Educação Básica da Rede Pública Estadual do Paraná no período de 1998 a 2015. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, Campus de Apucarana) e docente no Programa de Pós-graduação em Educação Sexual, nível de Mestrado da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara, SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sexualidade e Educação Sexual; Sexualidade, Educação e Mídia; Didática, Ensino de Ciências e Formação de Professores. Também tem se dedicado aos estudos e pesquisas sobre poliamor, sexo à três e relações livres.

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Publicado

2020-08-16

Cómo citar

DOS SANTOS, Guilherme Gomes; DA SILVA, Ricardo Desidério. “A GENTE SE CUIDA, MAS NÃO CONTA PRA NINGUÉM”: UMA ANÁLISE SOBRE AS MASCULINIDADES EM UM FILME PUBLICITÁRIO. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 353–370, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.9680. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9680. Acesso em: 5 dic. 2025.