Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Notícias
FURG
PPGEC
GESE
Contato
Rechercher
Cadastro
Acesso
Accueil
/
Archives
/
Vol. 8 No. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente
Vol. 8 No. 1 (2020): Dossiê Gênero, Sexualidade e Trabalho Docente
Publié-e:
2020-08-16
Expediente
Expediente
Joanalira Corpes Magalhães
1-4
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11863
Apresentação
Maria Cláudia Dal’Igna, Renata Porcher Scherer
5-6
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11860
Entrevista
Entrevista
Claudia Pereira Vianna
7-24
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11859
Dossiê: Gênero, sexualidade e trabalho docente
TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO PARA A DESFEMINIZAÇÃO DA DOCÊNCIA
Maria Cláudia Dal'Igna, Renata Porcher Scherer
25-47
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11803
ENUNCIAÇÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO
Mariane de Almeida Bahiana, Leandro Teofilo de Brito, Michele Pereira de Souza da Fonseca
48-69
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11442
“IDEOLOGIA DE GÊNERO” E ESCOLA SEM PARTIDO: DESAFIOS DO ENSINO DA SOCIOLOGIA NA POLÍTICA BRASILEIRA A PARTIR DOS EMBATES HEGEMÔNICOS EM TORNO DA EDUCAÇÃO
Silas Veloso de Paula Silva, Isabella Costa Alves Nara, Fernanda Gueiros Vidal Barreto
70-95
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11393
O TRABALHO DOCENTE E AS QUESTÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS NO NORTE DE MINAS GERAIS
Amanda Emanuele Pereira Gonçalves, Carla Chagas Ramalho, José de Andrade Matos Sobrinho
96-126
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11247
QUANDO HÁ CENSURA EM ARTE CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES SOBRE A ARTE-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ANTIDISCRIMINATÓRIA
Juliana Salles de Siqueira
127-143
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11206
DIREITOS HUMANOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: RESISTÊNCIAS PARA O TRABALHO DOCENTE
Constantina Xavier Filha
144-161
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11443
AS (IM)POSSIBILIDADES DO TRABALHO COM DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL NA ESCOLA APÓS UM CURSO DE FORMAÇÃO
Beatriz Rodrigues Lino dos Santos, Marcos Lopes de Souza
162-189
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11436
EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ATITUDES DE PROFESSORES DIANTE DE SITUAÇÕES PROJETIVAS ENVOLVENDO COMPORTAMENTOS SEXUAIS DE ALUNOS
Ana Claudia Bortolozzi, Teresa Vilaça
190-211
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11307
EDUCAÇÃO SEXUAL VAI AO CARIRI CEARENSE: ABORDAGENS E PROBLEMATIZAÇÕES NOS CURRÍCULOS ESCOLARES
Elaine de Jesus Souza, Eugerbia Paula da Rocha
212-237
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11350
SEXUALIDADE NA SALA DE AULA: VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO - RS
Fernando Albuquerque Luz, Leci Kaufmann
238-258
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11186
ABORDAGENS E PRÁTICAS LGBTQ INCLUSIVAS NAS ESCOLAS EM PORTUGAL: ENTRE A MARGINALIZAÇÃO, A DESORIENTAÇÃO E O ASSIMILACIONISMO
Hugo Santos
259- 283
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11402
MARCAS DE UMA CULTURA LESBOFÓBICA EM NARRATIVAS DE DOCENTES LÉSBICAS
Camila Bonin Liebgott, Raquel Weiss
284-310
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11398
FORMAÇÃO DE MASCULINIDADES: ANÁLISE DAS RELAÇÕES PRESENTES EM UMA TURMA DE ESCOLA PÚBLICA
Carol Corso von Eye, Heloísa Junqueira
311-338
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11426
AÇÃO DOCENTE E O DIÁLOGO INADIÁVEL SOBRE A DIVERSIDADE NA OBRA “A CONVERSA SOBRE GÊNERO NA ESCOLA”, DE MARCOS RIBEIRO
Edimauro Ramos
339-352
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11342
Diversidade em Debate
“A GENTE SE CUIDA, MAS NÃO CONTA PRA NINGUÉM”: UMA ANÁLISE SOBRE AS MASCULINIDADES EM UM FILME PUBLICITÁRIO
Guilherme Gomes dos Santos, Ricardo Desidério da Silva
353-370
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.9680
MANEIRAS OUTRAS DE SE VER E DE VER O OUTRO: RELAÇÕES DE GÊNERO NO SEGUNDO ANO NAS ETAPAS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE, MS
Cristiane Pereira Lima, Léia Teixeira Lacerda
371-399
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11425
IDEOLOGIA DE GÊNERO E SEUS SENTIDOS: EMBATES HEGEMÔNICOS ACERCA DO ENSINO E DISCUSSÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO
Silas Veloso de Paula Silva
400-426
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.10914
GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO
Ramon Roberto de Jesus Barroso, Lana Claudia Macedo da Silva
427-451
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11160
Cotidiano da Escola
“CHAMEI OS DOIS E PERGUNTEI ABERTAMENTE, QUEM ERA O PAI E QUEM ERA A MÃE”: HOMOPARENTALIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
André Morando, Nadia Geisa Silveira de Souza, Paloma Nascimento dos Santos
452-472
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11310
MEMÓRIAS DE UMA CRIANÇA VIADA, REFLEXÕES DE UM PROFESSOR GAY: UM DEBATE SOBRE MASCULINIDADES HEGEMÔNICAS NO ESPAÇO ESCOLAR
Felipe Aurélio Euzébio
473-491
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.9792
“QUEBRANDO O GELO”: UTILIZAÇÃO DA CAIXA DE PERGUNTAS NA EDUCAÇÃO SEXUAL ESCOLAR DESCRITA POR UMA PESQUISA PARTICIPANTE
Lucas Aparecido Vizentim, Débora Raquel da Costa Milani
492-506
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11052
MACHISMO E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Ana Carolina Favero, Larissa Izabelli Link da Silva, Joana Tatiele de Carvalho, Rúbia Emmel, Alexandre José Krul
507-528
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11345
QUEM PODE SER MERIDA? ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO DE GÊNERO E O EMPODERAMENTO FEMININO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jean Pablo Guimarães Rossi, Marcieli Babinski
529-544
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11411
PAIXÃO E DÚVIDAS: UM RELATO DAS ANGÚSTIAS VIVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL AO SE FALAR EM GÊNERO
Isis Marques Potes
545-558
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11416
Espaços Educativos
CORPO, GÊNERO, ENVELHECIMENTO E CULTURA VISUAL: a dança abrindo as fronteiras entre o possível e o inimaginável.
Anderson José de Oliveira, Neil Franco, Nayara Rios Cunha Salvador
559-576
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11209
ESCOLA, GÊNERO E ABJEÇÃO: DESDOBRAMENTOS A PARTIR DA ALEGORIA NA ANIMAÇÃO X-MEN EVOLUTION
Marco Aurélio de Carvalho, Paulo Rennes Marçal Ribeiro
577-593
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11366
Faire une soumission
Faire une soumission
Langue
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
Mots-clés
Numéro courant
Renseignements
Pour les lecteurs-trices
Pour les auteurs-es
Pour les bibliothécaires