v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos

					Visualizar v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos
Publicado: 07-02-2019

Expediente

  • Expediente

    Joanalira Corpes Magalhães
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8723
  • Apresentação

    Joanalira Corpes Magalhães
    5
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8724

Entrevista

  • Entrevista

    Constantina Xavier Filha
    6-17
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8725

Diversidade em Debate

  • Mais educadas do que instruídas Recortes sobre a escolarização feminina

    Juliana Ribeiro de Vargas
    18-25
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8676
  • Uma cena pouco “Maluquinha” Apontamentos sobre relações de gênero e sexualidade

    Marta Friederichs, Rosângela Soares
    26-33
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8029
  • Diálogos entre a rebeldia e a androginia

    Carlito Lins de Almeida filho, Jhonattan William Cardoso Silva
    34-42
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8352
  • O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual

    Lucia Mara de Lima Padilha
    43-52
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8309
  • O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo

    Ribamar José de Oliveira, Lore Fortes
    53 - 61
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8378
  • Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotação

    Patricia Neumann
    62-70
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8396
  • Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização

    Rita Cássia Petrenas, Fátima Aparecida Coelho Gonini, Valéria Marta Nonato Fernandes Mokwa
    71-80
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8454
  • Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia

    Mariana de Lima Campos
    81-89
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8411
  • O que é dito sobre os sujeitos que escapam à norma na escola

    Aline Giorgis Santos Simões, Dulce Mari Silva Voss
    90-98
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8492
  • A diversidade sexual e a escola na perspectiva dos saberes docentes

    Hamilton Édio dos Santos Vieira, Paulo Rennes Marçal Ribeiro
    99-108
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8473
  • Infância, educação infantil e educação sexual Uma análise a partir dos estudos culturais em educação

    Jackson Ronie Sá-Silva, Raimundo José Pereira da Silva
    109-121
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8524
  • A democratização da universidade e as políticas públicas educacionais para a diversidade sexual no Brasil

    Milene Soares Agreli, Maria Alves Toledo Bruns
    122-130
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8534
  • Riscar e confundir e morrer de rir: produzindo terrorismos nas resistências ao binário de gênero

    Neilton dos Reis, Leandro Leal, Roney Polato de Castro
    131-139
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8537
  • Educando entidades Terreiros de quimbanda como espaços educativos

    Rodrigo Lemos Soares, Ariana Souza Cavalheiro, Denise Marcos Bussoletti
    140-151
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8503
  • Infâncias no youtube Analisando discussões sobre gênero em vídeos de crianças

    Gabrielle Farias Pedra
    152-161
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8722

Cotidiano da Escola

  • Quando a música embala a violência Relato de experiência

    Katiuci Pavei, Camila Santos Pereira
    162-166
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8363
  • Saberes tradicionais quilombolas na escola O uso do lindô nas aulas de português

    Walace Rodrigues, Jane Guimarães Sousa, Karylleila dos Santos Andrade
    167-176
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8456
  • “De leiga à rainha, cada dia mais destruidora” O itinerário do projeto educação, gênero e sexualidade - PEGS

    Jonas Mateus Ferreira Araújo, Wanderson Diogo Andrade da Silva
    177-183
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8500
  • Ah, é amor!?

    VERÔNICA Canteiro Silveira
    184-189
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8485
  • Relato de uma ação extensionista promotora da equidade de gênero e do respeito à diversidade na universidade

    Loriane Trombini Frick, Karianny Aparecida Gerotto del Mouro, Alysson Mateus Rabelo Kiessow, Igor Prochnow, Joyce Coldebella, Leidyane Tiberio Neves
    190-195
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8533
  • (Des)construção do sexismo através de música e literatura

    Gisele Martins Ferreira
    196-201
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8476
  • Provocações sobre gênero com adolescentes

    Marisa Barreto Pires, Marisa Barreto Pires
    202-206
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8531

Espaços Educativos

  • Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no sul de minas gerais

    Kátia Batista Martins, Cláudia Maria Ribeiro
    207-216
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8494
  • Processos de didatização: noções de família e desigualdades de gênero para estudantes do Ensino Médio

    Alexandre Zarias, Elizabete Maria de Oliveira
    217-231
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8259
  • Pedagogias de gênero presentes nos jogos do site da boneca Barbie

    Natalia Prestes Silveira
    232-236
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8407
  • Um olhar para a subversão dos ditames de gênero na literatura infantil

    Edimauro Matheus Carriel Ramos, Aracely Mehl Gonçalves
    237-241
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8522
  • Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula

    Yonier Alexander Orozco Marin
    242-248
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8482