Riscar e confundir e morrer de rir: produzindo terrorismos nas resistências ao binário de gênero

Autores

  • Neilton dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leandro Leal Universidade Federal de São Carlos
  • Roney Polato de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8537

Resumo

Esse trabalho emerge a partir de reflexões de duas pesquisas de doutorado em educação que buscam pensar as questões relacionadas à transgressão ao binário gênero (feminino/masculino) em um diálogo com as filosofias da diferença. Como metodologia para as pesquisas nós utilizamos a produção de narrativas com pessoas que intentam essa transgressão. Nosso objetivo artigo é refletir, a partir das narrativas, sobre políticas de resistência que podem funcionar como máquina de guerra na tentativa de redução da precariedade dessas vidas. Assim, construímos um diálogo para pensar a diferença e invenção de si como um espaço-tempo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neilton dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz Fora Atualmente é aluno do Programa de Pós-graduação em Educação (doutorado) na Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupelho.

Leandro Leal, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar), na linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade. Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol/UFSCar). Especialista em Ensino de Sociologia (USP). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Campus Araraquara. 

Roney Polato de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas (UFJF), Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Foi professor no Ensino Fundamental durante 13 anos. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED)

Referências

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Fêlix. 1227–Tratado de Nomadologia: a máquina de guerra e 7000 AC–Aparelho de Captura. Mil platôs, v. 5, São Paulo: Ed. 34. 1997.

DERRIDA, Jacques. Posições. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2001.

GALLO, Sílvio. "Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença." Anais do II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. 2009.

PIRES, Beatriz Ferreira. O corpo como suporte da arte. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 6, n. 1, p. 76-85, 2003.

ROLNIK, S. Cidadania e alteridade: o psicólogo, o homem da ética e a reinvenção da democracia. In: SPINK, M.J. P. (org.) A cidadania em construção: uma reflexão transdisciplinar. São Paulo: Cortez, 1994. p. 157-176.

SEGURADO, Rosemary. Por uma estética da reexistência na relação entre arte e política. In: CHAIA, M. (Org.). Arte e política. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007. p. 41-58.

Downloads

Publicado

2019-02-07

Como Citar

dos Reis, N., Leal, L., & de Castro, R. P. (2019). Riscar e confundir e morrer de rir: produzindo terrorismos nas resistências ao binário de gênero. Diversidade E Educação, 6(2), 131–139. https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8537

Edição

Seção

Diversidade em Debate