Riscar e confundir e morrer de rir: produzindo terrorismos nas resistências ao binário de gênero

Neilton dos Reis, Leandro Leal, Roney Polato de Castro

Resumo


Esse trabalho emerge a partir de reflexões de duas pesquisas de doutorado em educação que buscam pensar as questões relacionadas à transgressão ao binário gênero (feminino/masculino) em um diálogo com as filosofias da diferença. Como metodologia para as pesquisas nós utilizamos a produção de narrativas com pessoas que intentam essa transgressão. Nosso objetivo artigo é refletir, a partir das narrativas, sobre políticas de resistência que podem funcionar como máquina de guerra na tentativa de redução da precariedade dessas vidas. Assim, construímos um diálogo para pensar a diferença e invenção de si como um espaço-tempo educativo.


Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Fêlix. 1227–Tratado de Nomadologia: a máquina de guerra e 7000 AC–Aparelho de Captura. Mil platôs, v. 5, São Paulo: Ed. 34. 1997.

DERRIDA, Jacques. Posições. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2001.

GALLO, Sílvio. "Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença." Anais do II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. 2009.

PIRES, Beatriz Ferreira. O corpo como suporte da arte. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 6, n. 1, p. 76-85, 2003.

ROLNIK, S. Cidadania e alteridade: o psicólogo, o homem da ética e a reinvenção da democracia. In: SPINK, M.J. P. (org.) A cidadania em construção: uma reflexão transdisciplinar. São Paulo: Cortez, 1994. p. 157-176.

SEGURADO, Rosemary. Por uma estética da reexistência na relação entre arte e política. In: CHAIA, M. (Org.). Arte e política. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007. p. 41-58.




DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8537

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


E-ISSN: 2358-8853

Indexadores
  

PROPESQ

PROPESQ

PROPESQ PROPESQ PROPESQ