Provocações sobre gênero com adolescentes

Marisa Barreto Pires, Marisa Barreto Pires

Resumo


O presente trabalho é um relato do resultado de algumas atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. João de Oliveira Martins, em Rio Grande/RS, com turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. Optou-se por desenvolver com os/as estudantes debates e discussões relacionadas às questões de gênero, pelo viés do olhar sobre os corpos femininos e masculinos, através da discussão desencadeada pelas músicas: Vai Embrazando, Despacito e Vidinha de Balada.

Texto completo:

PDF

Referências


COLLING, Ana Maria e TEDESCHI, Losandro Antonio. Dicionário crítico de gênero. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2015.

RIBEIRO, Paula Regina Costa. (org.) Corpos, gêneros e sexualidade: questões possíveis para o currículo escolar. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.

HENRIQUE E JULIANO. Vidinha de balada. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PnAMEe0GGG8. Acesso em 10 de setembro de 2018.

MC ZAAC part. MC Vigar. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PnAMEe0GGG8. Acesso em 10 de outubro de 2018.

ENDER, Erika, FONSI, Luis e YANKEE, Daddy. Despacito. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kJQP7kiw5Fk. Acesso em 10 de outubro de 2018.




DOI: https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8531

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


E-ISSN: 2358-8853

Indexadores
  

PROPESQ

PROPESQ

PROPESQ PROPESQ PROPESQ