Provocações sobre gênero com adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8531Resumo
O presente trabalho é um relato do resultado de algumas atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. João de Oliveira Martins, em Rio Grande/RS, com turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. Optou-se por desenvolver com os/as estudantes debates e discussões relacionadas às questões de gênero, pelo viés do olhar sobre os corpos femininos e masculinos, através da discussão desencadeada pelas músicas: Vai Embrazando, Despacito e Vidinha de Balada.Downloads
Referências
COLLING, Ana Maria e TEDESCHI, Losandro Antonio. Dicionário crítico de gênero. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2015.
RIBEIRO, Paula Regina Costa. (org.) Corpos, gêneros e sexualidade: questões possíveis para o currículo escolar. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.
HENRIQUE E JULIANO. Vidinha de balada. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PnAMEe0GGG8. Acesso em 10 de setembro de 2018.
MC ZAAC part. MC Vigar. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PnAMEe0GGG8. Acesso em 10 de outubro de 2018.
ENDER, Erika, FONSI, Luis e YANKEE, Daddy. Despacito. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kJQP7kiw5Fk. Acesso em 10 de outubro de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.