Provocações sobre gênero com adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8531

Resumo

O presente trabalho é um relato do resultado de algumas atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. João de Oliveira Martins, em Rio Grande/RS, com turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. Optou-se por desenvolver com os/as estudantes debates e discussões relacionadas às questões de gênero, pelo viés do olhar sobre os corpos femininos e masculinos, através da discussão desencadeada pelas músicas: Vai Embrazando, Despacito e Vidinha de Balada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Barreto Pires, Prefeitura Municipal do Rio Grande

Professora da rede municipal de Rio Grande/RS

Referências

COLLING, Ana Maria e TEDESCHI, Losandro Antonio. Dicionário crítico de gênero. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2015.

RIBEIRO, Paula Regina Costa. (org.) Corpos, gêneros e sexualidade: questões possíveis para o currículo escolar. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.

HENRIQUE E JULIANO. Vidinha de balada. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PnAMEe0GGG8. Acesso em 10 de setembro de 2018.

MC ZAAC part. MC Vigar. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PnAMEe0GGG8. Acesso em 10 de outubro de 2018.

ENDER, Erika, FONSI, Luis e YANKEE, Daddy. Despacito. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kJQP7kiw5Fk. Acesso em 10 de outubro de 2018.

Downloads

Publicado

2019-02-07

Como Citar

Pires, M. B., & Pires, M. B. (2019). Provocações sobre gênero com adolescentes. Diversidade E Educação, 6(2), 202–206. https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8531

Edição

Seção

Cotidiano da Escola