UMA CENA POUCO “MALUQUINHA”: apontamentos sobre relações de gênero e sexualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8029

Resumo

Este texto, ao tomar como ponto de apoio uma cena de um audiovisual, promove um exercício de pensamento sobre temas como violência e diversidade de gênero e sexualidade no cotidiano da educação básica.  Mesmo que esses temas não sejam recentes, são ainda relevantes e necessários de serem pensados e discutidos na (e com a) escola. Para tanto, a partir da Análise Cultural, pontuamos que em um tempo de profundas mudanças sociais, culturais e estéticas não é possível discutir educação, violência e diversidade sem problematizar tais mudanças e os impactos disso nos sujeitos sociais. Permanece a questão: o que tem impedido que as discussões sobre gênero e sexualidade se efetivem no contexto escolar?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Friederichs, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fisioterapeuta. Mestra e Doutora em Educação (FACED/UFRGS). Especialista em Pedagogias do Corpo e da Saúde (ESEF/UFRGS).

Rosângela Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora em Educação (FACED/UFRGS). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

BRITZMAN, Deborah. O que é esta coisa chamada amor? Identidade homossexual, educação e currículo. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v.21, n.1, p. 71-96, jan./jun., 1996.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. 236 p.

PELBART, Peter. Vida Capital: Ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2009. 252 p.

Downloads

Publicado

2019-02-07

Como Citar

Friederichs, M., & Soares, R. (2019). UMA CENA POUCO “MALUQUINHA”: apontamentos sobre relações de gênero e sexualidade. Diversidade E Educação, 6(2), 26–33. https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8029

Edição

Seção

Diversidade em Debate