O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL

Autores

  • Lucia Mara de Lima Padilha Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8309

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada com alunas (os) dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia. O objetivo da pesquisa foi o de compreender de que forma essas estudantes percebem a diversidade sexual na escola, as suas interpretações sobre o público LGBT e suas perspectivas para trabalhar com a diversidade sexual. Para a coleta dos dados foram aplicados sessenta e nove questionários, numa metodologia exploratória de abordagem qualitativa. A partir da análise realizada, conclui-se que existe uma confusão na percepção das (os) estudantes de Pedagogia com relação a identidade de gênero e orientação sexual, e, essas identidades ou orientações quando fogem aos padrões instituídos historicamente tendem a ser discriminadas ou não compreendidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Mara de Lima Padilha, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do departamento de Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-doutorando em Educação na aréa de História e Políticas Educacionais.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1998.

CÉSAR, M. R. A. Sexualidade e gênero: ensaios educacionais contemporâneos. In: Sexualidade/ Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Diversidades. Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual. – Curitiba: SEED – Paraná, 2009, p.49-58.

FELIPE, J. Gênero, sexualidade e a produção de pesquisas no campo da educação: possibilidades, limites e a formulação de políticas públicas. Pro-Posições, v. 18, n. 2, p. 77-87, maio/ago. 2007.

FURLANI, J. Mitos e Tabus da sexualidade Humana: subsídios ao trabalho em educação sexual. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

JESUS, J. G. de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. Brasília, 2012.

LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e Educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

___________. Um Corpo Estranho: Ensaios sobre Sexualidade e Teoria Queer. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

__________. Pedagogias da sexualidade. In: ______. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 7-34.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L.G. Metodologia da Pesquisa para o Professor Pesquisador. Rio de Janeiro, 2 ed. Lamparina,2008.

Downloads

Publicado

2019-02-07

Como Citar

Padilha, L. M. de L. (2019). O PROCESSO FORMATIVO DAS ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA: A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL. Diversidade E Educação, 6(2), 43–52. https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8309

Edição

Seção

Diversidade em Debate